Programa integrará países sul-americanos

O programa de Integração da Infra-estrutura Regional Sul-Americana (IIRSA), promovido pela divisão de tecnologia de informação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BIRD), deverá ter início em meados de 2004, com duração de três a quatro anos para sua execução. O objetivo é harmonizar os ambientes regulatórios dos países da América do Sul, em telecomunicações e informática, considerados meios de inserção social.
Segundo o vice-presidente da Anatel e presidente da Regulatel – entidade que reúne as agências regulatórias da América Latina -, Antonio Carlos Valente, o IIRSA é vital para a integração física – infra-estrutura viária e ferroviária; portos e eixos – desses países, e telecomunicação é uma das prioridades do programa. Valente explica que a integração efetiva das redes de todos os países sul-americanos torna-se praticamente impossível quando a comunicação chega às fronteiras. E para a Regulatel essa integração é importante.
O IIRSA foi lançado em agosto de 2001 e é composto por nove projetos: formação de redes; conteúdo e serviços on-line para micro e pequenas empresas; estabelecer pontos regionais de acesso a redes; estimular a criação de conteúdo; organizar o uso de software aberto; prover assessoria aos países em livre comércio; promover a conectividade rural e tecnologias wireless; fazer o aproveitamento de capacidade ociosa de rede privada e satelital; e propiciar o desenvolvimento tecnológico para comunidades distantes.

Notícias relacionadas
O especialista da divisão de TI do BIRD, Francisco Vieira, não soube estimar o valor para execução do projeto, mas adiantou que será financiado pelo BIRD, pela Corporação Andina de Fomento e pelo Fon Plata. Valente disse que o BNDES também tem interesse em participar do financiamento do programa, porque o Brasil quer promover o desenvolvimento da exportação de serviços. Mas é delicado porque não existem garantias reais nesse segmento, concluiu. O programa vem sendo liderado no Brasil pelo Ministério do Planejamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!