M-commerce precisa superar barreiras estruturais para avançar no País, dizem especialistas

Apesar do uso crescente do celular com acesso à Internet para compras em geral, o mobile commerce – ou m-commerce, como é chamado – ainda enfrenta uma série de desafios para avançar no Brasil. A baixa velocidade e as sombras de cobertura das redes móveis, os preços elevados dos smartphones, os sites mal estruturados e a segurança são alguns dos fatores limitadores à sua expansão.

Notícias relacionadas
"O problema impacta na nossa performance, às vezes vemos o aplicativo funcionando no Wi-FI, mas não no 3G", disse Malte Huffmann, CEO da varejista online de moda Dafiti, que no ano passado reformulou sua plataforma móvel. Mas, mesmo como essa limitação, o executivo observa que hoje 16% das vendas da empresa já são provenientes do acesso móvel. O executivo participou nesta terça-feira, 30, de painel sobre m-commerce no Forum Mobile+, em São Paulo.

Além de transpor a barreira da infraestrutura móvel brasileira, o executivo apontou outras questões relativas à concepção do m-commerce para o sucesso do negócio. "Grande parte do êxito da operação móvel vai depender da experiência de compra do consumidor", disse Huffmann. Segundo ele, o consumidor hoje está cada vez mais exigente e, por isso, o carregamento da página (page speed) tem uma relação direta com a boa experiência do usuário. "É preciso olhar para a velocidade do seu site… não só para melhorar as buscas, mas também a experiência do cliente." O CEO da Dafiti observou ainda que o m-commerce apresenta dinâmicas "esquisitas" e precisa de redirecionamento constante. Por isso, a operação precisa de um gerente top e de uma equipe exclusiva, dedicada.

Do mesmo modo que há uma unanimidade entre os varejistas que o problema da infraestrutura móvel brasileira é um limitador para o avanço do m-commerce, há também um consenso entre elas de que varejo online tende a ser cada vez mais móvel. Para David Kato, diretor de operações do iFood, plataforma de delivery online de comida, a prova disso é o crescimento do próprio site. Em 2013, segundo ele, o iFood passou dos 100 mil pedidos mensais feitos através do app móvel, e, neste ano, o volume de pedidos/mês atingiu a casa dos 350 mil. “Hoje, quase 70% dos nossos pedidos são feitos através do app móvel”, comemora, acrescentando que a empresa investe mais recursos (financeiros e de pessoal) em mobile do que em web.

Kato observou, porém, que a experiência de compra pelo celular é diferente da feita pelo navegador de Internet tradicional. A relação do consumidor muda, por isso ele diz que é preciso haver uma forte identificação com a empresa/marca. Além disso, alguns produtos fazem mais sentido para o m-commerce. “Usar o celular para pagar uma corrida de táxi é mais simples e faz mais sentido do que adquirir um carro”, enfatizou.

Interior

A diretora de marketing da Netfarma, Edilaine Godoi, reportou o uso criativo dos consumidores para driblar os problemas de cobertura das redes móveis e da oferta de banda larga em comunidades carentes ou do interior. Segundo ela, é comum no interior várias pessoas fazerem uma compra conjunta, de grande volume de remédios e cosméticos, a partir de algum ponto em que haja conexão. Também se percebe em seu sistema o uso de lan houses em comunidades carentes onde são feitos múltiplos pedidos de um mesmo ponto mas para entrega em vários locais próximos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!