Evolução, e não revolução, é o caminho para redes de TV paga, diz Arris

German Iaryczower, SVP de vendas para América Latina da Arris

O encontro anual promovido pela Arris para operadores de TV por assinatura da América Latina, o Executive Leadership Forum 2017, mostrou que a indústria de TV paga, pelo menos do ponto de evolução tecnológica, tem um caminho claro de evolução. Aliás, evolução é a palavra que a Arris pretende usar para definir as mudanças que cada operador de redes de TV e banda larga enfrentará. "Cada operadora tem realidades específicas e, na América Latina, há características peculiares. Então, o importante é que haja muitas opções para que cada operador possa escolher seu caminho", disse German Iaryczower, SVP de vendas para América Latina e Caribe da Arris.

Alguns caminhos, contudo, parecem mais ou menos definidos, pelo menos na visão da Arris. O primeiro é que existe uma oportunidade crescente para os operadores no mercado de WiFi, sobretudo no gerenciamento das redes domésticas, mas também indo além, expandindo a cobertura de banda larga para fora das residências. Esse é um ponto de evolução que a maior parte das grandes operadoras já começou a seguir.

A conversão das redes para plataformas all IP também parece ser uma tendência inexorável, sobretudo com a evolução da oferta de conteúdos 4k e com a "OTTização das redes de TV paga ou seja, a oferta de pacotes, de canais lineares ou conteúdos sob demanda,  para qualquer plataforma. É um caminho de evolução, mas que ainda está distante da realidade de muitos países. Para redes construídas do zero, diz a Arris, já faz sentido pensar em redes GPON com vídeo sobre IP, mas nas redes de cabo tradicionais (HFC) o caminho de evolução é garantido dentro da lógica de redução dos damanhos dos nós da rede ate a instalação do acesso em fibra diretamente ao assinante no caso dos consumidores de maior demanda.

Notícias relacionadas

A estimativa da Arris é que até 2020 a velocidade mais altas ofertadas pelas redes de banda larga fixa sigam mais ou menos no ritmo atual, que tem obedecido rigorosamente à Lei de Nielsen, que prevê que a velocidade cresce 50% a cada ano. Enre 2019 e 2020, contudo, uma mudança importante deve acontecer: as velocidades de upstream se igualam às velocidades de download, em torno de 2 Gbps. A partir daí, a Arris acredita que deverá haver uma desaceleração no ritmo de crescimento das velocidades, chegando a 10 Gbps em 2022 e 1 Tbps em 2042. Se a lei de Nielsen continuar prevalecendo, esta velocidade seria atingida em 2031.

"Não é preciso apressar porque existe um caminho possível"para as necessidades que aparecerem. Com o DOCSIS Full Duplex, as operadoras de cabo conseguem as mesmas características das redes de fibra: acessos Gigabit com simetria entre upstream e downstream, ou seja, a mesma velocidade para download e para subir conteúdos, além de baixas latências.

O domínio das redes domésticas e o conceito de casas conectadas, aliado à velocidades Gigabit abre a oportunidade de uma nova gama de serviços, diz Iaryczower.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!