Gogo planeja lançar 5G para aviões nos EUA e Canadá em 2021

A provedora de comunicação para aviação Gogo anunciou o lançamento de sua própria rede 5G para 2021, também destinada à banda larga em aeronaves, nos Estados Unidos e no Canadá. A companhia aproveitará a infraestrutura terrestre que já possui, com mais de 250 torres, e planeja utilizar espectro não licenciado na faixa de 2,4 GHz, além de um modem proprietário e "tecnologia de beamforming avançada" – ou seja, com a técnica de filtragem e distribuição de feixes como as utilizadas em roteadores Wi-Fi no padrão 802.11ac. 

A empresa promete que a plataforma terá suporte a todos os tipos de espectro (licenciado, não licenciado e compartilhado) e de bandas (baixa, média e alta), o que permitirá a adequação para futuros avanços na tecnologia. "Similar a como operadoras móveis proporcionam redundância em suas redes, a Gogo vai continuar a empregar suas redes 3G e 4G por todo o território continental dos EUA e do Canadá, servindo como backup para a rede 5G quando necessário", diz a empresa em comunicado. 

Segundo a Gogo, a rede 5G ar-ao-chão (ATG, na sigla em inglês) será desenhada para utilização em aeronaves privadas, jatos comerciais regionais e aviões a jato de menor porte no espaço aéreo dos EUA e Canadá. Com essa infraestrutura terrestre, a companhia acredita que poderá oferecer operação de baixo custo e com menor latência. A empresa diz que a expectativa de lançamento da tecnologia é que aconteça ao mesmo tempo que as operadoras tradicionais, embora já existam redes 5G de operadoras norte-americanas.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!