Facebook, Microsoft e Telefónica construirão cabo ligando EUA ao sul da Europa

Um acordo entre a Microsoft e o Facebook prevê a construção de um grande sistema de cabo submarino transatlântico para ligar os Estados Unidos ao sul da Europa em 2017. Batizado de Marea, o sistema de 6.600 km, oito pares de fibra e capacidade inicial de 160 Tbps será operado e gerenciado pela Telxius, subsidiária especializada em ativos de infraestrutura da Telefónica.  A construção do cabo começará em agosto deste ano e a previsão de finalização é para outubro do ano que vem.

O Marea ligará a região ao norte do estado norte-americano da Virgínia a Bilbao, na Espanha. De lá, conectará os hubs de rede na Europa, África, Oriente Médio e Ásia. O sistema trará um design aberto para permitir a interoperabilidade de equipamentos de redes, reduzindo custos para atualizações e melhorias na capacidade do cabo.

O anúncio conjunto foi realizado na quinta-feira, 26, da semana passada. A ideia é atender à demanda de dados de clientes, além das soluções de cloud da Microsoft (como Office 365, Skype, Xbox Live e Azure) e do Facebook, mas também permitirá à Telxius vender capacidade no atacado. No comunicado, a rede social de Mark Zuckerberg mostra estar aberta a mais projetos de colaboração com empresas de infraestrutura com base em padrões abertos e interoperabilidade. Vale lembrar que também na semana passada a iniciativa Telecom Infra Project , do Facebook, passou a ter a Telefónica como uma das parceiras.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!