OUTROS DESTAQUES
SISTEMA SUBMARINO
Facebook, Microsoft e Telefónica construirão cabo ligando EUA ao sul da Europa
segunda-feira, 30 de maio de 2016 , 20h09

Um acordo entre a Microsoft e o Facebook prevê a construção de um grande sistema de cabo submarino transatlântico para ligar os Estados Unidos ao sul da Europa em 2017. Batizado de Marea, o sistema de 6.600 km, oito pares de fibra e capacidade inicial de 160 Tbps será operado e gerenciado pela Telxius, subsidiária especializada em ativos de infraestrutura da Telefónica.  A construção do cabo começará em agosto deste ano e a previsão de finalização é para outubro do ano que vem.

O Marea ligará a região ao norte do estado norte-americano da Virgínia a Bilbao, na Espanha. De lá, conectará os hubs de rede na Europa, África, Oriente Médio e Ásia. O sistema trará um design aberto para permitir a interoperabilidade de equipamentos de redes, reduzindo custos para atualizações e melhorias na capacidade do cabo.

O anúncio conjunto foi realizado na quinta-feira, 26, da semana passada. A ideia é atender à demanda de dados de clientes, além das soluções de cloud da Microsoft (como Office 365, Skype, Xbox Live e Azure) e do Facebook, mas também permitirá à Telxius vender capacidade no atacado. No comunicado, a rede social de Mark Zuckerberg mostra estar aberta a mais projetos de colaboração com empresas de infraestrutura com base em padrões abertos e interoperabilidade. Vale lembrar que também na semana passada a iniciativa Telecom Infra Project , do Facebook, passou a ter a Telefónica como uma das parceiras.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS
Não Eventos
EVENTOS
Não Eventos
Top