Hispasat planeja satélite de grande capacidade em banda Ku e Ka para 2016

O operadora de satélites Hispasat planeja colocar, em dois anos, um satélite com grande capacidade para banda Ku e banda Ka na posição 61˚ Oeste, escolhida pela empresa para a operação na faixa Ku-BSS após vitória no leilão realizado pela Anatel no começo deste mês. A informação é da presidenta da operadora, Elena Pisonero Ruiz, que esteve esta semana no Brasil. Será o satélite Amazonas 5A, que complementará a cobertura já existente na posição com o Amazonas 3.

Notícias relacionadas
A Hispasat também planeja, em pouco tempo, passar a operar no Brasil um outro satélite de grande capacidade satélite em uma posição espanhola, localizado em 30˚ Oeste, e que ampliará a capacidade de cobertura de banda Ku. A operadora de satélites sofreu um revés este mês, com a informação de que o recém lançado Amazonas 4A (que ficaria na posição 61˚ Oeste) provavelmente terá sua capacidade afetada em decorrência de uma falha elétrica, que não afetará a vida útil, mas obrigará uma diminuição na quantidade de transponders ativos. Os testes que avaliarão a extensão dos danos devem ser concluídos por agora.

A operadora ainda aposta em uma parceria com a Intelsat para operar um satélite localizado na posição 55,5˚ Oeste para TV.

Segundo a executiva, a escolha da Oi por um satélite da SES para a ampliação de seu serviço de DTH não afetou as relações entre as empresas. A Oi é sócia minoritária (19%) da Hispamar, ao lado da Hispasat, e utiliza hoje o satélite Amazonas 3 em seu serviço de TV paga, por meio da Media Networks. Elena Pisonero explica que a Oi é hoje a maior cliente da Hispasat no Brasil e que a operadora defenderá essa posição no mercado. Também não existe nenhuma conversa, segundo a executiva, para que a Oi saia da sociedade da Hispamar, rumor que surgiu quando a operadora brasileira começou a se desfazer de ativos não estratégicos para fazer caixa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!