As novas plataformas para distribuição de conteúdo, como internet, vídeo on demand (VoD), TV digital terrestre e a transmissão utilizando dispositivos móveis, representam grande oportunidade de geração de novas receitas para produtores com a criação de novos formatos de conteúdo. A opinião foi consenso entre os debatedores do Painel ?A marca local como elemento diferenciador?, durante o primeiro dia do 8º Forum Brasil ? Mercado Internacional de Televisão, que acontece nos dias 30 e 31 no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.
?Novas plataformas e formatos inovadores são oportunidades vitais que se abrem e temos uma atitude contemplativa para aproveitá-las?, afirmou o gerente geral da TVI de Portugal, José Eduardo Moniz. O diretor de vendas da TV Globo Internacional, Raphael Corrêa, concorda, mas salienta que ?o grande desafio será pensar formatos ?fora da caixinha? e produzir subprodutos derivados das telenovelas?, o formato latino-americano de maior sucesso no mundo.
Experiências
Corrêa lembra que grandes redes de broadcast norte-americanas já experimentam novos formatos com teasers na internet de séries de sucesso antes da transmissão de TV e, posteriormente, formatos em VoD. ?Ao viajar com o conteúdo para outras plataformas, as TVs abertas conseguiram um aumento da audiência das séries durante a exibição tradicional desses seriados?, conta Corrêa.
E a Telemundo, uma das maiores produtoras de conteúdo em língua Espanhola para a população hispânica nos Estados Unidos, também está de olho nas oportunidades. O presidente da Telemundo International, Marcos Santana, conta que a empresa está trabalhando para melhorar a cada dia a qualidade das produções e a tecnologia que utilizam. ?Por isso, a partir de 2008, toda a nossa produção de ficção passará a ser feita em high-definition?, garante o presidente do braço de distribuição da Telemundo.