Finalização da compra da Nextel pela Claro é esperada para o final do ano

Foto: Pexels

A conclusão da aquisição da Nextel deverá acontecer até o final deste ano, informou o CEO da América Móvil, Daniel Hajj, nesta terça-feira, 30. O processo, contudo, só deverá exibir todo o potencial de sinergias em 2021, trazendo maior capacidade de espectro, base de clientes e otimização de infraestrutura para a Claro Brasil.

"O processo está correndo, acho que podemos fechar no terceiro ou no quarto trimestre deste ano", declarou o executivo a analistas em teleconferência do balanço financeiro do grupo mexicano que controla Claro, Embratel e Net no Brasil. A aquisição da Nextel foi anunciada em março deste ano, com o valor estimado de US$ 905 milhões.

A partir da finalização, a companhia espera obter as sinergias completas em até dois anos. "Em mais ou menos 24 meses teremos as sinergias", diz. O prazo é o mesmo estimado para outras transações recentes da AMX na Guatemala e em El Salvador. "As sinergias serão entre 18 meses e 24 meses, é mais ou menos o que veremos em cada País. Na Guatemala já fechamos em fevereiro e estamos indo bem. Em El Salvador, esperamos que conclua no começo do terceiro trimestre." Hajj reiterou, contudo, que não está procurando por novas aquisições.

Notícias relacionadas

Há ainda a expectativa de reduzir o Opex operacional no Brasil com a consolidação, detalha o executivo. Isso porque a Claro e a Nextel teriam duplicidade de torres, o que logicamente significa que a companhia poderá promover uma redução desses ativos sobrando. Com isso, também espera reduzir o consumo de energia.

Daniel Hajj reiterou que a aquisição da Nextel no Brasil "faz muito sentido" para a América Móvil. Ele não quantificou a sinergia esperada, mas explicou de onde deverá vir. "Vai nos dar bons clientes nas principais cidades brasileiras, Rio de Janeiro e São Paulo; vai nos dar muito espectro, então poderemos ter uma rede melhor e economizar Capex; e vai nos dar boas pessoas [da Nextel]. Em geral, a consolidação é muito importante para o mercado, em vez de ficar lutando com competidores."

Macro

Apesar de tecer elogios ao desempenho da operação das subsidiárias da AMX no Brasil, Hajj diz que o ritmo da situação macroeconômica no País "está indo um pouco mais lento que o esperado". Especificamente, o executivo diz que a recuperação está levando mais tempo do que era previsto, e que isso causa impacto na receita de serviços. Mas ele garante: "Somos muito competitivos não apenas em preço, mas em tudo. E temos uma rede fixa muito boa, com a convergência indo bem. Acho que teremos um ano muito bom. Não sei se a recuperação será rápida, mas se for boa, a gente se beneficia."

5G

A AMX não prevê 5G ainda este ano na América Latina, apesar de confirmar investimentos em infraestrutura como fibra, virtualização de redes e aquisição de espectro em alguns países. Hajj diz que a quinta geração deverá chegar à região somente em 2020, e que vê "oportunidades de espectro" em países como Argentina, Peru e Paraguai – o executivo não citou o Brasil, onde um leilão de espectro só deverá acontecer em março do próximo ano. Por outro lado, a operação na Áustria deverá lançar o 5G até o final de 2019, uma vez que a empresa já adquiriu frequências em um leilão em março deste ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!