OUTROS DESTAQUES
Competição
Unbundling ajudará a dobrar base de ADSL, prevê Valente
sexta-feira, 30 de Abril de 2004 , 16h55 | POR REDAÇÃO

O despacho que regulará a desagregação das redes de acesso de telefonia fixa, ou o unbundling, deve sair nas próximas semanas, segundo o conselheiro e vice-presidente da Anatel, Antônio Carlos Valente. O conselho da agência, disse ele, já resolveu os últimos questionamentos das operadoras, faltando agora apenas elaborar as regras e obrigações para a oferta e uso das redes de acesso das incumbents por terceiros. Deverão também, segundo Valente, ser definidos os valores máximos a serem praticados no unbundling, por meio de medida cautelar da Anatel.
Na opinião do conselheiro, os benefícios do unbundling ao consumidor envolverão principalmente o aumento da oferta de serviços de banda larga. Como ele explica, os cerca de 1,2 milhão de acessos de banda larga instalados no País, dos quais um milhão em ADSL, representam ainda uma base muito reduzida, mesmo em relação aos lares das classes A e B, a quem o serviço inicialmente se destina. ?Se conseguirmos dobrar esta base até o fim do ano, será muito bom?, comenta.
Para a elaboração das regras para o unbundling, a Anatel teve de contrapor-se a diversas objeções das incumbents. As operadoras alegaram, por exemplo, que teriam custos adicionais com a preparação de suas redes para abri-las para uso da concorrência. A Anatel respondeu que, por outro lado, as incumbents também terão ganhos adicionais com o aluguel de suas redes. Outra reclamação foi de que deveria haver uma regulamentação específica para o unbundling. A agência, por sua vez, rebateu afirmando que se as próprias concessionárias já oferecem ADSL em suas redes sem um regulamentação específica para isso, não faria sentido exigir a criação deste instrumento para outras empresas. Valente participou do seminário sobre comunicações móveis para jornalistas promovido pela Vivo nesta sexta, 30, em São Paulo.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor de telecomunicações, discutirá em 2018 os rumos da indústria depois do ciclo de sucesso completado com os 20 anos da privatização do sistema estatal de telecomunicações. A realidade da Internet das Coisas, a chegada da tecnologia de 5G, a necessidade um ambiente mais flexível e dinâmico para os investimentos essenciais a esta nossa etapa e um modelo preparado para o futuro são alguns dos desafios em debate, com presença dos presidentes das principais empresas prestadoras de serviços e provedoras de tecnologias, além de autoridades, reguladores e especialistas.
Em sua edição de número 62, o Painel TELEBRASIL 2018 ganha um dia a mais de debates, com mais espaço e oportunidades para a troca de informações, relacionamento e atualização, tanto para profissionais da indústria quanto para reguladores e formuladores de políticas, que têm acesso gratuito ao evento (mediante inscrição prévia). É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas neste novo ciclo.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
EVENTOS

Evento oficial da Associação Brasileira de Empresas de Telecomunicações, o Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor. É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
Top