Vendas de equipamentos de informática e comunicação caem 4,8% em janeiro

O volume de vendas dos equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação em janeiro deste ano recuou 4,8% em relação a dezembro de 2016. Na comparação com igual mês do ano passado, a queda ficou em 5,9%. Em 12 meses, o recuo chega a 10,7%.

Os números foram apresentados nesta quinta-feira, 30, pelo IBGE. De acordo com o instituto, o comércio varejista em geral iniciou o ano de 2017 com queda de 0,7% para o volume de vendas e 0,8% para receita nominal, ambas as taxas em relação a dezembro de 2016, na série ajustada sazonalmente. Quanto ao volume de vendas, o resultado é negativo pelo segundo mês consecutivo.

Frente a janeiro de 2016, o varejo nacional recuou 7%, em termos de volume de vendas, 22ª taxa negativa consecutiva nessa comparação. O indicador acumulado dos últimos 12 meses, com queda de 5,9%, mantém sequência de taxas negativas desde maio de 2015 (queda de 0,5%). Para esses mesmos indicadores, a receita nominal de vendas apresentou redução de 2,3% em relação a janeiro de 2016 e de 4,2% nos últimos 12 meses.

Notícias relacionadas

No caso de equipamentos para escritório, informática e comunicação, o IBGE disse que é o 19º recuo consecutivo nessa comparação. No entanto, o instituto entende que a valorização do real frente ao dólar nos últimos três meses de 2016 vem contribuindo para a redução da magnitude de queda das vendas do setor.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!