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Mercado
TV por assinatura perde 4% da base em 12 meses
quarta-feira, 30 de março de 2016 , 13h24

O mercado de TV por assinatura voltou a apresentar retração de base em fevereiro, conforme dados da Anatel. A comparação não pode ser feita, contudo, com base nos números do mês anterior, porque a agência fez ajustes em dados passados da operadora Blue Interactive (adquirida pela Net), o que afetou os números dos meses anteriores. Considerando esses ajustes, o mercado fechou o mês de fevereiro com 18,957 milhões de assinantes, o que representa 96,7 mil a menos em relação ao número ajustado de janeiro (19,05 milhões). As operações de cabo da Net aumentaram a base em 21,7 mil clientes em fevereiro, para 7,2 milhões de assinantes. A Claro HD perdeu 37,4 mil clientes no mês, fechando em 2,65 milhões. No consolidado do grupo América Móvil, a queda foi de 15,6 mil clientes, totalizando 9,86 milhões de assinantes de TV paga. Esse número ainda não inclui os assinantes da Blue, que somaram, em fevereiro, 148 mil clientes, segundo a Anatel.

A Sky teve a maior queda absoluta, de 46,4 mil clientes, fechando fevereiro com 5,36 milhões de assinantes. A Vivo cresceu mil assinantes, para 1,78 milhão, com destaque para a operação de DTH da GVT que ampliou sua base em 9,5 mil clientes, para 1,02 milhão de assinantes. A OiTV ficou praticamente estável, com 1,17 milhão de assinantes. Outras operações tiveram um pequeno crescimento de 5 mil assinantes no mês. Nos últimos 12 meses, a perda de base da TV por assinatura já é de quase 4%, ou 757 mil clientes.

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