OUTROS DESTAQUES
UNIVERSALIZAÇÃO
Ministro apresenta Internet para Todos na Bahia
terça-feira, 30 de Janeiro de 2018 , 11h43 | POR REDAÇÃO

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, apresentou nesta segunda-feira (29) a prefeitos de municípios da Bahia o programa Internet para Todos, que planeja levar banda larga para escolas, hospitais e localidades sem conectividade de todo o País. Em Salvador, Kassab lembrou que, para participar do programa, os municípios devem se habilitar e assinar um convênio com o governo federal. A partir daí, antenas serão instaladas gratuitamente nas regiões sem conectividade apontadas pelas prefeituras para distribuir banda larga num raio de 2 km.

"Essa banda larga vai trazer agricultura de precisão para áreas rurais sem conectividade, melhorando a eficiência da produção rural. E estamos preparados para levar conectividade a qualquer canto do Brasil. Não é que estamos preparados para que isso aconteça daqui a dois, três ou quatro anos. Estamos preparados para que aconteça em breve", disse Kassab. Segundo ele, as antenas serão instaladas por uma empresa, que terá capacidade para realizar "dezenas" de instalações por dia. À prefeitura caberá a segurança da antena.

Kassab lembrou que a banda larga do programa Internet para Todos vem do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) da Telebras, lançado ao espaço em maio de 2017, um investimento de R$ 3 bilhões do governo federal. Após o lançamento, o MCTIC passou a assinar um conjunto de convênios para usar a capacidade do satélite. O primeiro foi assinado com o Ministério da Defesa para que 30% da capacidade do satélite sejam usadas pelas Forças Armadas no monitoramento das fronteiras brasileiras, coibindo o tráfico de drogas e o contrabando.

O segundo convênio, segundo o ministro, foi firmado pelo MCTIC e a Telebras com o Ministério da Educação para levar banda larga para as escolas públicas. "Só no ano de 2018, o MEC já contratou e pagou antecipadamente para instalar banda larga em 7 mil pontos. Com isso, vamos melhorar o sistema de educação."

Kassab acrescentou que um terceiro convênio será firmado com o Ministério da Saúde para levar Internet para 15 mil pontos em hospitais e postos de saúde. "Você imagina o que é um equipamento de saúde com conectividade? Até o diagnóstico pode ser feito remotamente", explicou.

Além dos convênios com os ministérios, o MCTIC também abriu prazo para que provedores de SCM se inscrevam para oferecer o serviço de banda larga em diversos municípios remotos no país.

Empresas

As companhias interessadas em participar do programa precisam encaminhar um documento à Secretaria de Telecomunicações do MCTIC (Setel), indicando uma localidade; demonstrar capacidade para atendê-la; e apresentar proposta de velocidades, cronograma, estimativa de preço, tecnologia e serviço a ser ofertado. É necessário também comprovar que possui os requisitos previstos pela Anatel para a prestação do Serviço de Comunicação Multimídia. O cadastramento para as interessadas está aberto no MCTIC, desde o dia 8 de janeiro.

 

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor de telecomunicações, discutirá em 2018 os rumos da indústria depois do ciclo de sucesso completado com os 20 anos da privatização do sistema estatal de telecomunicações. A realidade da Internet das Coisas, a chegada da tecnologia de 5G, a necessidade um ambiente mais flexível e dinâmico para os investimentos essenciais a esta nossa etapa e um modelo preparado para o futuro são alguns dos desafios em debate, com presença dos presidentes das principais empresas prestadoras de serviços e provedoras de tecnologias, além de autoridades, reguladores e especialistas.
Em sua edição de número 62, o Painel TELEBRASIL 2018 ganha um dia a mais de debates, com mais espaço e oportunidades para a troca de informações, relacionamento e atualização, tanto para profissionais da indústria quanto para reguladores e formuladores de políticas, que têm acesso gratuito ao evento (mediante inscrição prévia). É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas neste novo ciclo.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
EVENTOS

Evento oficial da Associação Brasileira de Empresas de Telecomunicações, o Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor. É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
Top