Smartwatch com eSIM é lançado pela Telecom Italia

Conforme anunciado na Mobile World Congress em Barcelona em fevereiro deste ano, o primeiro  relógio inteligente com o SIMcard incorporado, o eSIM, o Samsung Gear S2 Classic foi lançado nesta segunda-feira, 29, na Itália. O dispositivo chega ao mercado italiano em parceria com a Telecom Italia (controladora da TIM Brasil) e a fornecedora Gemalto, após lançamento inicial em abril com a operadora Vodafone, na Alemanha. Por enquanto, não há informações da chegada ao Brasil.

As empresas destacam que o smartwatch se conecta à rede móvel da Telecom Italia para executar não apenas dados, mas também chamadas de voz e mensagens de texto. O aparelho utiliza sistema operacional Tizen da Samsung, e a plataforma do eSIM é da Gemalto, que garante gerenciamento e personalização do serviço na rede móvel. O relógio custará 399,90 euros na Itália.

O eSIM promete simplificar boa parte da operação de ativação do aparelho, permitindo inclusive a escolha da operadora com facilidade e rapidez – no caso do Gear S2, é ativado por meio de QR Code. Mas, ainda assim, exige um chip, que passará a vir embutido e soldado no dispositivo. A justificativa para tanto é que o cartão físico é uma camada de segurança necessária, segundo o consórcio da indústria móvel que promove a padronização e que é liderado pela associação global GSMA e envolve, além de operadoras, fabricantes de SIMs e de soluções para os chips, como a Gemalto.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!