A industria de serviços fixos via satélite está com a competição restrita. Haverá fusões e incorporações e o mercado caminha para o oligopólio. A opinião é do chairman da Hispamar, Luiz Francisco Perrone, que estima a oferta de transponders hoje no Brasil em 20% acima da demanda. A demanda de transponders de 36 MHz em 2000 foi de 3,2 mil unidades mundialmente e 400 para cobertura panamericana. Para 2012, Perrone estima que os números serão, respectivamente, 8,5 mil e 1 mil.
A oferta deverá continuar a crescer acima da demanda, provavelmente chegará a 30% nos próximos dois anos, diz Perrone. Mesmo assim, a Hispamar lançará seu quarto satélite, o Hispasat 1D (banda C e Ku, com investimentos de US$ 320 milhões total e centro de controle no Rio), em setembro, e o Amazonas, dentro de mais um ano e meio. Perrone confia que o canal de distribuição da Telemar, sócia da Hispamar, fará a diferença para que os negócios sejam melhores que os da concorrência. Ele explicou ainda que as operadoras de satélites geoestacionário foram conservadoras e por isso não sofreram bolhas como as das pontocom. Afirmou ainda que a Hispamar planejou uma série de alternativas para estimular o uso do satélite de forma mais eficiente.
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