Semana será decisiva para Plano Nacional de IoT

A próxima semana será decisiva para a Política de Internet das Coisas. Segundo explica o o secretário de Políticas Digitais do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Thiago Camargo, o governo só poderá divulgar suas ações por meio de propagandas até o dia 6 de julho. E é exatamente por isso que o decreto do Plano Nacional de IoT deverá ser publicado até a próxima sexta-feira, afirma. "Já está tudo pronto, nesse final só falta a assinatura presidencial", disse ele a este noticiário. "Eu propus ao gabinete da presidência que o fizesse até 6 de julho, e vai depender ali, se eles vão achar uma data."

Camargo diz que a minuta do decreto que deverá ser assinado pelo presidente Michel Temer já teve "todos os pareceres" da Subchefia de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais (SAG) e da Subchefia para Assuntos Jurídicos (SAJ). "Se não for [até] 6 de julho, não pode anunciar mais nada", reitera. O decreto ainda poderia sair, mas só seria publicado no Diário Oficial da União. "Não é questão de publicidade, é de comunicação social, de comunicar à sociedade o que está sendo entregue."

Enquanto isso, o MCTIC espera orientação da Consultoria Jurídica para verificar a possibilidade de realizar roadshows para divulgar a linha de crédito de R$ 1,5 bilhão da Finep para projetos em IoT dentro do Plano. "O problema são as restrições eleitorais", declara. Obtendo a aprovação da Conjur, a intenção de Camargo é colocar o pé na estrada para falar com diversos ecossistemas e incentivar empresas a buscar o crédito. "A linha da Finep é a maior e não tem prazo final, vai ficar aberta até consumir o recurso", conta. Além dessa iniciativa, também já foi anunciado o chamamento do BNDES de R$ 20 milhões para desenvolver pilotos a fundo perdido, não reembolsável, para consórcios liderados por ICTs.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!