WiMax Forum escolhe representante brasileiro

O WiMax Forum, evento que conta com a participação de 470 empresas de diversos países e se reuniu na Espanha de 18 a 23 de junho para discutir a padronização da tecnologia, agora conta com um representante brasileiro ou Office, como é chamado, juntando-se a países como China, Índia, Rússia e Coréia. Luiz Carlos Moraes Rego, professor da Fundação Getúlio Vargas, com muitos anos de atuação na área de telecomunicações, foi escolhido para representar o País durante um ano.
?O Brasil já vinha participando das reuniões, mas agora passa a ser acompanhado mais de perto no que diz respeito à evolução da regulamentação e distribuição de freqüências no País?, diz Rego. Aqui, um grupo de 30 empresas, entre operadoras e fabricantes, reúnem-se regularmente para discutir a tecnologia que mundialmente já estabeleceu o padrão 802.16d para a versão fixa. Agora, os testes concentram-se em equipamentos para a versão móvel 802.16e ainda não certificados.
Países como Espanha e Coréia já investiram em laboratórios de testes e serão os primeiros que terão componentes para exportar?, diz Rego. Entre os principais desafios no Brasil quanto à tecnologia WiMax, segundo o executivo, está a definição do leilão da faixa de 3,5 GHz, que está paralisada, e a redistribuição das faixas de MMDS, que usam a frequência de 2,5 GHz.

Notícias relacionadas
?Existem mais de 180 licenças de MMDS no Brasil, a maioria subutilizada?, diz Rego. O executivo critica também a classificação do WiMax como mobilidade restrita, para não concorrer com o serviço móvel. ?Com a nova padronização de WiMax móvel, ele não pode ser mais classificado como de mobilidade restritra?, diz Rego. Outro problema é que, com a falta de regulamentação, cresce o uso de freqüências não licenciadas que acabam perturbando todo o espectro e afetam a qualidade do serviço de outras redes wireless. A próxima reunião do Wimax Forum será em outubro, em Taiwan.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!