Garantir que o cliente pague a conta todos os meses não é uma tarefa fácil, principalmente quando o valor supera o previsto pelo assinante. Para minimizar a inadimplência entre os clientes, as operadoras estão lançando campanhas periódicas para adesão ao débito automático. A Claro divulgou em sua conta mensal que oferece bônus de 50 minutos em ligações locais de Claro para Claro após o primeiro pagamento da conta por débito automático, válido por 30 dias. Caso o cliente participe do Claro Clube, ganha 3,5 mil pontos ao ativar o débito automático e mais 150 pontos a cada mês pagando em dia.
A TIM incentiva os clientes por meio de comunicação direta e orientação nos pontos de venda. Para os planos oferecidos atualmente, exceto o TIM Família, o cliente que aderir ao débito automático recebe 25 minutos extras em ligações locais para números TIM durante três meses.
A estratégia da Oi é direcionada aos clientes pré-pagos. O cliente pode programar a recarga mensal do Oi Móvel com débito na conta do Oi Fixo. Quando contrata uma recarga a partir de R$ 15, leva o mesmo valor em bônus e na recarga a partir de R$ 20 ainda ganha 10 torpedos; para R$ 25, 15 torpedos; e R$ 30, 20 torpedos.
Estratégia