Em AGE da Newtel, Dantas resiste à destituição

O Opportunity continua resistindo agressivamente ao processo de desmonte da estrutura por ele montada nas empresas de telecomunicações sob o controle de fundos de pensão e Citibank. Nesta quarta, 29, a batalha se deu no nível da Newtel, uma das empresas da cadeia societária da Telemig e da Amazônia Celular. Em Assembléia Geral Extraordinária, seriam votadas a troca dos conselheiros e dos administradores da companhia, a exemplo do que já aconteceu nas empresas Futuretel e Opportunity Mem (níveis anteriores na estrutura da Telemig Celular). Mas Luiz Octávio da Motta Veiga, advogado e representante do Opportunity que estava presidindo a Newtel, não permitiu que o Opportunity Mem votasse, alegando que a Previ estaria impedida de assumir o controle da Telemig por uma decisão da Justiça Federal de Brasília. Aí entra o emaranhado jurídico já característico das ações do Opportunity nesta disputa societária. Motta Veiga evocou uma liminar concedida em Brasília dizendo que a Previ não poderia assumir o controle da Telemig por haver, supostamente, sobreposição de licenças com a Oi, já que a seguradora do Banco do Brasil está no controle da Telemar. A Previ, vale lembrar, é o fundo de pensão do Banco do Brasil. Os advogados do Citibank e dos fundos de pensão alegaram que essa decisão não tinha nenhuma relação com o Opportunity Mem, que é controlado pela Futuretel, onde estão majoritariamente no controle o Citi e o fundo Investidores Institucionais, do qual a Previ é apenas uma das cotistas. Motta Veiga não reconheceu o argumento, nem o voto do Opportuntiy Mem. Com isso, prevaleceu o voto do acionista Sistel, que sempre age em sintonia com o Opportunity, pela remoção dos itens em pauta. Rapidamente, os advogados do grupo de Daniel Dantas se retiraram, mas Citi e fundos fizeram outra assembléia, considerando o voto de Mem e destituindo a equipe do Opportunity do conselho e da administração.
Ficam, portanto, duas atas, e a decisão vai para a CVM, que deve receber uma representação dos acionistas controladores contra a manobra do Opportunity. Aliás, esta é mais uma das dezenas de representações que Citi e fundos têm feito na CVM contra as dificuldades criadas pelo grupo de Daniel Dantas na troca de controle das empresas que eram por ele administradas. Até agora, a CVM não tomou medidas mais enérgicas. Em recente entrevista a este noticiário, seu presidente, Marcelo Trindade, diz que as denúncias precisam ser apuradas com calma, mesmo que isso tome tempo e os conflitos estejam resolvidos, porque as decisões da autarquia são também normatizadoras do mercado.
Fundos e Citibank têm indícios que as administrações das empresas, sob orientação do Opportunity, estejam agindo de forma a camuflar atos das gestões antes de o controle passar efetivamente para os acionistas controladores. Daqui para frente, os acionistas da Telemig e da Amazônia Celular, e também da Brasil Telecom, onde a estratégia do Opportunity é a mesma, devem começar a coibir, com ações na justiça, a ação dos próprios administradores enquanto pessoas físicas, a fim de evitar prejuízos maiores.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!