Portaria do MCTIC altera cronograma de implantação da TV digital

O Ministério da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações publicou nesta segunda-feira, 29, portaria alterando o cronograma do desligamento do sinal analógico da TV aberta em Fortaleza e Salvador, que passará de julho para setembro; em Belo Horizonte, de julho para a segunda a segunda semana de novembro; e o interior de São Paulo, de setembro para a quarta semana de novembro.

A mudança atende à proposta do Gired (grupo de implantação da TV digital) apresentada pela Entidade Administrativa da Digitalização (EAD). O grupo alega que existem dificuldades na produção de kits, composto por uma antena, um conversor do sinal analógico para o sistema digital e um controle remoto. Outra razão apontada por algumas emissoras de TV para as alterações de datas foi existência de problemas técnicos para a instalação de estações de televisão em Belo Horizonte e no interior de São Paulo.

Para esta quinta-feira, 31, está mantido o switch-off em Goiânia (GO) e mais 28 cidades do estado. A última notificação da EAD apontava pela distribuição de 338,9 mil kits às famílias do Cadastro Único de programas sociais do governo federal, o que representa 117% do total da base prevista de 290,4 mil famílias nas 29 cidades goianas. A pesquisa sobre o alcance da digitalização apresentada no final de março apontava para 79% dos domicílios já aptos a receber a programação digital da TV aberta. Nesta terça-feira, 30, nova pesquisa será apresentada pera definição do cumprimento ou não do prazo, na reunião do Gired.

Notícias relacionadas

Leia aqui a íntegra da portaria e seus anexos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!