TV paga garante digitalização no Rio e Espírito Santo, mostra pesquisa

A 59 dias do desligamento do sinal analógico da TV aberta, 63% dos domicílios da cidade do Rio de Janeiro e 70% em Vitória, incluindo municípios próximos, já têm televisores com recepção para o sinal digital, segundo pesquisa do Ibope divulgada nesta segunda-feira, 28. O switch-off analógico nessas cidades está previsto para o dia 25 de outubro.

Porém, na região do Rio de Janeiro, 91% dos domicílios não ficariam sem acesso à TV se o desligamento do sinal analógico ocorresse em agosto e 97% manteriam o acesso à programação da TV aberta em Vitória. Isso porque, mesmo sem ter aparelhos aptos à recepção do sinal da TV digital da TV aberta, muitos domicílios receberiam a programação por  TV por assinatura ou TV via satélite.

O percentual mínimo para atingir as condições de desligamento do sinal analógico é de 90% de acesso à TV digital aberta, considerando uma margem de erro de três pontos percentuais para cima ou para baixo, de acordo com o determinado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Os números foram apresentados em reunião do Gired (grupo de implantação da digitalização da TV aberta).

Notícias relacionadas

Para a pesquisa, realizada no Rio de Janeiro entre os dias 5 e 21 deste mês, foram entrevistados 1.078 moradores da capital carioca e 1.799 das cidades do entorno, que também serão afetados pelo desligamento do sinal analógico. Em Vitória, a pesquisa foi realizada entre 8 e 21 de agosto e contou com 1.078 entrevistados na capital capixaba – mesmo número da capital carioca – e no entorno foram realizadas 1.358 entrevistas. Além do Rio de Janeiro, o sinal analógico na TV aberta será desligado em 25 de outubro de 2017 nas seguintes cidades: Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Petrópolis, Queimados, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica e Tanguá. Junto com Vitória, o sinal analógico será encerrado em Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana e Vila Velha.

Já a distribuição dos kits de TV digital (conversor e controle remoto) para as famílias cadastradas nos programas sociais do Governo Federal, a Entidade Administradora de Digitalização (EAD) informa que no Rio de Janeiro foram entregues 267 mil até agora, 22% dos 1,2 milhão previstos para as 19 cidades. Em Vitória, 76,4 mil kits foram entregues, o que representa 44% dos 173 mil previstos para as sete cidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!