OUTROS DESTAQUES
TV DIGITAL
TV paga garante digitalização no Rio e Espírito Santo, mostra pesquisa
segunda-feira, 28 de agosto de 2017 , 15h03

A 59 dias do desligamento do sinal analógico da TV aberta, 63% dos domicílios da cidade do Rio de Janeiro e 70% em Vitória, incluindo municípios próximos, já têm televisores com recepção para o sinal digital, segundo pesquisa do Ibope divulgada nesta segunda-feira, 28. O switch-off analógico nessas cidades está previsto para o dia 25 de outubro.

Porém, na região do Rio de Janeiro, 91% dos domicílios não ficariam sem acesso à TV se o desligamento do sinal analógico ocorresse em agosto e 97% manteriam o acesso à programação da TV aberta em Vitória. Isso porque, mesmo sem ter aparelhos aptos à recepção do sinal da TV digital da TV aberta, muitos domicílios receberiam a programação por  TV por assinatura ou TV via satélite.

O percentual mínimo para atingir as condições de desligamento do sinal analógico é de 90% de acesso à TV digital aberta, considerando uma margem de erro de três pontos percentuais para cima ou para baixo, de acordo com o determinado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Os números foram apresentados em reunião do Gired (grupo de implantação da digitalização da TV aberta).

Para a pesquisa, realizada no Rio de Janeiro entre os dias 5 e 21 deste mês, foram entrevistados 1.078 moradores da capital carioca e 1.799 das cidades do entorno, que também serão afetados pelo desligamento do sinal analógico. Em Vitória, a pesquisa foi realizada entre 8 e 21 de agosto e contou com 1.078 entrevistados na capital capixaba – mesmo número da capital carioca – e no entorno foram realizadas 1.358 entrevistas. Além do Rio de Janeiro, o sinal analógico na TV aberta será desligado em 25 de outubro de 2017 nas seguintes cidades: Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Petrópolis, Queimados, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica e Tanguá. Junto com Vitória, o sinal analógico será encerrado em Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana e Vila Velha.

Já a distribuição dos kits de TV digital (conversor e controle remoto) para as famílias cadastradas nos programas sociais do Governo Federal, a Entidade Administradora de Digitalização (EAD) informa que no Rio de Janeiro foram entregues 267 mil até agora, 22% dos 1,2 milhão previstos para as 19 cidades. Em Vitória, 76,4 mil kits foram entregues, o que representa 44% dos 173 mil previstos para as sete cidades.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O mercado de TV por assinatura mudou. Operadores, programadores e canais se adaptam a um novo tempo em que a não-linearidade, a distribuição multiplataforma e novas formas de engajamento e interação entre telespectadores e conteúdos passa a ser a regra. Neste evento, uma reflexão sobre o presente e o futuro da indústria no Brasil, seus principais desafios, os caminhos que estão surgindo, as principais inovações e as tendências globais mais relevantes. Um evento organizado com a expertise e a curadoria editorial das publicações TELA VIVA, PAY-TV e TELETIME. Mais informações pelo email eventos@teletime.com.br

30 de julho a 31 de julho
WTC Events Center – São Paulo, SP, SP, Brasil
EVENTOS

O mercado de TV por assinatura mudou. Operadores, programadores e canais se adaptam a um novo tempo em que a não-linearidade, a distribuição multiplataforma e novas formas de engajamento e interação entre telespectadores e conteúdos passa a ser a regra. Neste evento, uma reflexão sobre o presente e o futuro da indústria no Brasil, seus principais desafios, os caminhos que estão surgindo, as principais inovações e as tendências globais mais relevantes. Um evento organizado com a expertise e a curadoria editorial das publicações TELA VIVA, PAY-TV e TELETIME.

30 de julho a 31 de julho
WTC Events Center – São Paulo, SP, SP, Brasil
Top