MPF aciona a Oi por ter calculado errado conversão de unidade de dados

O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (MPF/RJ) acionou a Oi Móvel e a Anatel por supostas irregularidades relacionadas à cobrança indevida no fornecimento de acesso ao serviço 3G. A ação é de abrangência nacional e pede a condenação da prestadora à restituição em dobro das importâncias pagas pelos usuários e ao pagamento de danos morais individuais, bem como a condenação ao pagamento de danos morais coletivos.

O Ministério Público pretende demonstrar na ação a ilegalidade na contabilização do tráfego de dados móveis que excediam a franquia mensal de planos de dados da Oi em virtude da utilização do sistema decimal de conversão de kilobytes em megabytes, o que implicou, por consequência, em cobrança indevida de valores pelo tráfego de dados excedente nos planos de acesso à Internet móvel.

Segundo apurou o MPF, a operadora utilizaria a base decimal, em que 1 megabyte (Mb) corresponde a 1000 kilobytes (Kb), em vez do sistema binário, em que 1 Mb corresponde a 1024 Kb, para o cálculo dos megabytes (Mb) excedentes da franquia contratada, o que acarretou na cobrança indevida de valores nas faturas.

Notícias relacionadas

O Ministério Público pede que a Oi atualize o sistema binário na contabilização do volume de dados móveis consumidos pelos usuários de todos os seus planos de acesso à Internet em todo o território nacional, de forma que, para fins de medição e cobrança, seja considerado 1 megabyte = 1.024 kilobytes, 1 gigabyte =1.024 megabytes.

O MPF pede ainda a condenação da Anatel a fiscalizar a contabilização do tráfego de dados móveis por parte da Oi, bem como a pagar indenização pelo dano difuso. Segundo o órgão, o valor estipulado não pode ser inferior a R$ 100 mil, em razão de sua omissão em cessar a prática abusiva aos consumidores.

1 COMENTÁRIO

  1. A Anatel é uma verdadeira mãe para as teles, não acham!? Encobre ou finge que não vê os erros praticados por seus filhos. Foi pra isso que a agência reguladora (?) foi criada 20 anos atrás?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!