Com digitalização e transição para HD, Eutelsat vê Brasil como mercado promissor

Na última semana, o satélite 8 West B da Eutelsat foi lançado com sucesso. Cobrindo a América Latina, o lançamento faz parte de um projeto de expansão da empresa na região. "Uma das mudanças estratégicas na Eutelsat nos últimos anos foi a decisão de avançar para mercados onde tínhamos menos presença, entre eles América Latina e Brasil", disse Rodrigo Campos, diretor geral da companhia no Brasil.

De acordo com o executivo, a digitalização da TV aberta, a transição para o HD e a regionalização da programação elevarão a demanda por capacidade e alcance de distribuição nos próximos anos, criando boas oportunidades para empresas de satélite no País. "Com o switch-off, as afiliadas precisam expandir a distribuição do sinal, e o satélite surge como boa opção", avalia.

Fora do setor de vídeo, o executivo cita a utilização da banda Ka para oferta de Internet via satélite como a principal tendência para a região. "Ainda não lançamos o satélite 65 West A e já vendemos toda sua capacidade em banda Ka, e o mesmo aconteceu com o Eutelsat 3 B. Toda nossa capacidade nessa banda – em operação e com lançamento previsto – está vendida e sua principal utilização é a Internet banda larga via satélite", revela.

Notícias relacionadas

Com lançamento previsto para o início do ano que vem, o 65 West A operará em uma carga útil de banda Ka com 24 feixes pontuais dos quais 16 cobrirão grande parte do Brasil e gerarão acima de 24 Gbps de desempenho. Ele se juntará a outros três satélites da Eutelsat que operam na região – 8 West B e 12 West A. Nesta semana, a empresa anunciou acordo com a SpeedCast Serviços Multimedia para fornecer capacidade em banda Ku para aplicações de vídeos corporativos. Além disso, a Eutelsat assinou um contrato de 15 anos com a Hughes, subsidiária da EchoStar, para o aluguel de toda a capacidade da banda Ka cobrindo o Brasil no satélite.

De acordo com Campos, além de lançar novos satélites, a empresa vem investindo há um ano na ampliação da força de trabalho e da estrutura de atendimento. "Essa estratégia vem sendo adotada já há um ano e estamos vendo os resultados com os contratos assinados", diz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!