Anatel nega pedido da Societé Mondiale para alterar Conselho da Oi

Os conselheiros da Anatel aprovaram por unanimidade na reunião do Conselho Diretor desta quinta-feira, 28, o parecer do relator Emmanoel Campelo, que negou pedido de reconsideração do fundo Société Mondiale para que o órgão regulador alterasse a anuência ao Conselho de Administração transitório da Oi, concedida no início do ano. No processo, o fundo questionava a participação de três membros no colegiado: Marcos Rocha, Eliezer de Carvalho Filho e Marcos Grodetzky.

O argumento dos fundos é de que os três conselheiros haviam sido indicados pelo fundo credor da Oi, Aurelius Capital Management, que teria participação relevante na Nextel. Isso, segundo defendia o Fundo Société Mondiale, estabeleceria uma relação de propriedade cruzada, o que não é permitido pela portaria 101 da agência.

O conselheiro Campelo, no entanto, destacou que a área técnica da agência analisou o caso e não encontrou qualquer problema que impedisse a nomeação. Ele lembrou que "a indicação desse conselho transitório foi aprovada pelo Juiz da 7ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, que conduz o processo de recuperação judicial da operadora. E decisão judicial já de primeira instância prevalece sobre qualquer decisão administrativa", ressaltou. O conselheiro destacou, ainda, que o plano de recuperação judicial determina que os membros do Conselho de Administração transitório não podem ser destituídos até a posse do novo conselho definitivo.

Notícias relacionadas

Emmanoel Campelo também informou que a denúncia está sendo apurada em outro processo aberto na agência. Porém, só se poderá confirmar algo neste sentido, a partir do aumento de capital da companhia, quando a corporação terá novos acionistas. "Não há o que se falar de possível existência de controle vedado, uma vez que não houve, até o momento, transferência de controle da OI S.A.", concluiu.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!