Procura por EILD e torres diminui no SNOA, mostra relatório

A linha dedicada continua como produto mais procurado no Sistema de Negociações das Ofertas de Atacado (SNOA) da Anatel, mas apresentou queda em 2016. De acordo com o relatório de atividades da agência, no ano passado foram negociados na plataforma 4.785 aluguéis de linha dedicada, ante 7.468 em 2015. Em 2014, foram negociados 13.232 contratos de EILD, ou seja, quase três vezes mais.

A Anatel justifica a redução da procura por EILD no SNOA pela crescente demanda por redes e produtos de transporte de dados em alta capacidade, enquanto o produto ofertado pelas empresas com Poder de Mercado Significativo (PMS) se limita a capacidade de 34 Mbps. "No processo de revisão do PGMC, essa realidade foi considerada e os dados do SNOA forneceram importantes subsídios à revisão dos mercados relevantes", afirma a agência.

O segundo produto mais negociado no SNOA é o aluguel de torres, que chegou a 1.979 contratos em 2016, também em número bem menor do que o registrado em 2015, quando alcançou 3.204 de negociações.  O terceiro produto mais procurado na plataforma no ano passado foi interconexão de rede móvel, que atingiu 849 pedidos contra 1.541 de 2015.

Notícias relacionadas

Diante das reduções e para garantir a atratividade das ofertas, a Anatel percebeu a necessidade de melhoria do processo de aprovação das Ofertas de Referência de Produtos de Atacado. Por isso, a agência submeteu à consulta pública uma proposta que prevê que os custos envolvidos sejam considerados na aprovação das ofertas. "Projeta-se que, com esse novo arranjo, as ofertas tragam condições mais vantajosas para os operadores entrantes", avalia a agência.

De acordo com o relatório da Anatel, no final de 2016, existiam 299 empresas credenciadas, 37 empresas em processo de credenciamento e quase 1,9 mil usuários registrados e ativos aptos a utilizarem a ferramenta.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!