OUTROS DESTAQUES
TV DIGITAL
Distribuição do conversor da TV digital já atende beneficiários do CadÚnico no entorno de Brasília
quinta-feira, 28 de abril de 2016 , 18h26

A Entidade Administradora da Digitalização (EAD) iniciou o agendamento dos beneficiários dos programas sociais do governo Federal (CadÚnico) nas nove cidades do entorno do Distrito Federal para distribuição do kit gratuito da TV digital. A informação é do diretor-geral da entidade, Antonio Carlos Martelleto, que participou, nesta quinta-feira, 28, de audiência pública sobre o desligamento do sinal analógico de TV em Brasília na Câmara Legislativa do DF. Segundo ele, a distribuição dos conversores e antenas para os beneficiários do Bolsa Família continua. Em Brasília, o agendamento, que será conjunto, ainda não começou.

"Ao todo, serão distribuídos 374 mil kits aos integrantes do CadÚnico e do Bolsa Família", informou o secretário de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Roberto Martins. Ele disse que o processo atingirá perto de 3,6 milhões de pessoas, 13 geradoras e 62 retransmissoras de TV. "É um desafio enorme para a radiodifusão e para as teles, especialmente de investimentos e de logística", avaliou. A data marcada para o switch-off em Brasília é 26 de outubro.

O superintendente de Planejamento e Regulamentação da Anatel, José Alexandre Bicalho, disse que o processo é acompanhado e regulado por um grupo de trabalho, liderado pela agência, mas com a participação de todos os setores envolvidos. O representante da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Paulo Ricardo Balduíno, além de destacar a importância da TV aberta para entretenimento e informação da população, os debates estão servindo para que radiodifusores e operadoras de telecomunicações, que nem sempre têm objetivos comuns, estão aprendendo a trabalhar juntos.

Para o superintendente executivo de Relacionamento da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), André Barbosa, a maior vantagem da digitalização é a possibilidade do uso da interatividade, para acessar pela TV os serviços públicos. Ele afirmou que obteve o compromisso da EAD de divulgar essa facilidade, que não ocorreu na cidade piloto de Rio Verde, em Goiás. O representante da Associação Brasileira de Televisão (Abratel), André Felipe Trindade, sugeriu que a Câmara Legislativa trabalhe para reduzir, ao menos temporariamente, o ICMS para aparelhos de TV e conversores, facilitando o acesso.

A audiência pública foi proposta pelo deputado Professor Israel (PV) com o objetivo de abrir espaço para a discussão com a população sobre as medidas que serão adotadas para o desligamento do sinal analógico e adoção do sinal digital de TV aberta em Brasília e nove municípios goianos localizados no entorno. São eles Cristalina, Águas Lindas de Goiás, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás e Cidade Ocidental.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O mercado de TV por assinatura mudou. Operadores, programadores e canais se adaptam a um novo tempo em que a não-linearidade, a distribuição multiplataforma e novas formas de engajamento e interação entre telespectadores e conteúdos passa a ser a regra. Neste evento, uma reflexão sobre o presente e o futuro da indústria no Brasil, seus principais desafios, os caminhos que estão surgindo, as principais inovações e as tendências globais mais relevantes. Um evento organizado com a expertise e a curadoria editorial das publicações TELA VIVA, PAY-TV e TELETIME. Mais informações pelo email eventos@teletime.com.br

30 de julho a 31 de julho
WTC Events Center – São Paulo, SP, SP, Brasil
EVENTOS

O mercado de TV por assinatura mudou. Operadores, programadores e canais se adaptam a um novo tempo em que a não-linearidade, a distribuição multiplataforma e novas formas de engajamento e interação entre telespectadores e conteúdos passa a ser a regra. Neste evento, uma reflexão sobre o presente e o futuro da indústria no Brasil, seus principais desafios, os caminhos que estão surgindo, as principais inovações e as tendências globais mais relevantes. Um evento organizado com a expertise e a curadoria editorial das publicações TELA VIVA, PAY-TV e TELETIME.

30 de julho a 31 de julho
WTC Events Center – São Paulo, SP, SP, Brasil
Top