OUTROS DESTAQUES
MWC 2018 - Espectro
Liberação das faixas de 3,5 GHz para 5G e 5,9 GHz, para veículos conectados, afetará setor de satélites
quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2018 , 21h58

Durante o Mobile World Congress, realizado esta semana em Barcelona, a faixa de 3,5 GHz foi apontada por todos os fornecedores e operadores que já testam as soluções de 5GNR como a primeira candidata a receber a nova tecnologia. No Brasil, o uso do LTE na faixa pode interferir nos serviços de TVRO (recepção de satélite em banda C), realizados na faixa de 3,6GHz. Apesar de não ser a mesma frequência, os equipamentos utilizados para a recepção de banda C no país não dispõem de filtro e por isso ficam mais suscetíveis a interferências. Para que a faixa de 3,5 GHz seja utilizada sem problemas, será preciso estimular os usuários de parabólicas de banda C a instalarem filtros nos LNBs, e como esse serviço de recepção de banda C não é um serviço oficialmente reconhecido (não existe regulamentação específica ou outorga), então não há clareza pela responsabilidade de limpeza da faixa. E estima-se em mais de 15 milhões de parabólicas residenciais de recepção de banda C.

Outra faixa que ainda precisará de uma atenção especial da Anatel é a de 5,9 GHz. Trata-se da faixa que será utilizada na comunicação entre veículos, para carros autônomos, nas redes C-V2X (Cellular Vehicle-to-Everything), que parecem ter se estabelecido como padrão nessas aplicações. Este tipo de comunicação é feita entre veículos, entre veículos e a estrada, entre a sinalização de trânsito e os veículos etc. Para a indústria automobilística, essa faixa precisa ser tratada como não-licenciada (sem a necessidade de outorga) mas ao mesmo tempo protegida para não ser ocupada por outras aplicações. Trata-se de um modelo ainda não existente no Brasil. Também aqui, há alguma sobreposição com o uplink da banda C dos serviços de satélite, que ocupam uma parte da faixa.

 

COMENTÁRIOS

1 Comentário

  1. Geraldo Marques disse:

    Quero receber as postagens.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor de telecomunicações, discutirá em 2018 os rumos da indústria depois do ciclo de sucesso completado com os 20 anos da privatização do sistema estatal de telecomunicações. A realidade da Internet das Coisas, a chegada da tecnologia de 5G, a necessidade um ambiente mais flexível e dinâmico para os investimentos essenciais a esta nossa etapa e um modelo preparado para o futuro são alguns dos desafios em debate, com presença dos presidentes das principais empresas prestadoras de serviços e provedoras de tecnologias, além de autoridades, reguladores e especialistas.
Em sua edição de número 62, o Painel TELEBRASIL 2018 ganha um dia a mais de debates, com mais espaço e oportunidades para a troca de informações, relacionamento e atualização, tanto para profissionais da indústria quanto para reguladores e formuladores de políticas, que têm acesso gratuito ao evento (mediante inscrição prévia). É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas neste novo ciclo.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
EVENTOS

Evento oficial da Associação Brasileira de Empresas de Telecomunicações, o Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor. É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
Top