OUTROS DESTAQUES
Estratégia
IBM aposta em gerenciamento de infra-estrutura IP para teles
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008 , 16h43 | POR FERNANDO PAIVA

A IBM vê no setor de telecomunicações uma grande oportunidade de aumentar sua receita, especialmente com a oferta de gerenciamento de redes IP. ?O mundo de telecom está mudando. Os softwares estão ganhando mais importância, no lugar do hardware. Nesse contexto, as operadoras precisam de parcerias com empresas especializadas, como a IBM?, explica a diretora global de serviços de comunicações convergentes da IBM, Marisa Viveiros, em visita ao Brasil nesta semana.
Já existem casos de operadoras que terceirizaram todo o gerenciamento de sua infra-estrutura IP com a IBM. É o caso da indiana Barthi Airtel, em um contrato de mais de US$ 100 milhões, assinado em 2006. A IBM gerencia os mais variados sistemas para a tele, desde o billing até o CRM, passando pela plataforma de entrega de serviços. Parte dos equipamentos ficam localizados no data center da IBM, enquanto outros ficam dentro da Barthi. A Idea Cellular, outra operadora indiana, também assinou contrato com a IBM para gerenciamento de sua rede IP.
Marisa explica que a terceirização do gerenciamento de redes IP não visa necessariamente uma redução de custos. ?O mais importante é que apresentamos às operadoras novas fontes de receita, a partir do gerenciamento que fazemos?, diz a executiva. Por fim, a diretora da IBM disse não temer a concorrência com fornecedores tradicionais de telecom, como Nokia Siemens e Ericsson, que também oferecem gerenciamento de serviços: ?Em muitos casos somos parceiros dessas empresas e oferecemos soluções conjuntamente?.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS
Não Eventos
EVENTOS
Não Eventos
Top