Falco sugere decreto para criação de operadora nacional

Somente um decreto presidencial permitirá o surgimento de uma grande operadora brasileira com atuação nacional para competir com Telmex e Telefônica. Essa é a opinião de Luiz Eduardo Falco, presidente do grupo Telemar, agora rebatizado como Oi. Atualmente, a legislação proíbe que um mesmo grupo controle mais de uma concessionároa de telefonia fixa. Na verdade, quando fala em decreto, o que Falco está colocando é que a restrição hoje existente para a criação de uma grande operadora nacional é o Plano Geral de Outorgas, que é um instrumento alterável por decreto apenas.
O executivo nega que haja no momento qualquer articulação política com esse objetivo, mas disse acreditar que exista um ambiente e um desejo político de que isso aconteça. Ele não confirmou se há conversas entre os acionistas da Oi e da Brasil Telecom para uma possível fusão entre os dois grupos, mas lembrou que existem acionistas em comum, como os fundos de pensão, o que facilitaria o entendimento. Falco foi claro ao apontar quem são os verdadeiros adversários da Oi hoje: ?nossos concorrentes são Telmex e Telefônica. Acho que o Brasil tem que resolver esse problema da plataforma nacional?, afirmou.
A fusão entre Brasil Telecom e Oi é um tema recorrente e vem sendo debatido há bastante tempo. No seminário ?Políticas de (Tele)Comunicações?, promovido por Teletime no dia 8 de fevereiro passado, a Embratel, que pertence ao grupo Telmex, deixou clara sua opinião sobre qualquer mudança no modelo: "é coisa de país subdesenvolvido. Fala-se em renovar o modelo. Não tem que renovar modelo nenhum. Vamos prestigiar o setor ", disse, durante o evento, o presidente da Embratel, Carlos Henrique Moreira.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!