Dilma e Barbosa citam reforma no setor de telecomunicações como estratégia para o crescimento

Na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social realizada nesta quinta, 28, a presidenta Dilma Rousseff ressaltou a importância de modificar especificamente o marco regulatório das telecomunicações, bem como simplificar a regulamentação, para ajudar a destravar a economia e o desenvolvimento do país. "O desafio de melhorar o ambiente de negócios no Brasil persiste, para o que será importante modernizar marcos regulatórios, como é o caso da mineração e das telecomunicações. Simplificar regras e procedimentos nas agências reguladoras, como é a reivindicação de muitos de vocês. E fazer reformas microeconômicas", disse Dilma em seu discurso.

Foi a primeira vez que a presidenta tratou desse tema. Ela foi precedida, no discurso, pelo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, que também reiterou a importância da reforma no modelo de telecomunicações como um elemento indutor do desenvolvimento econômico do Brasil. Segundo participantes da reunião (que foi fechada à imprensa), Barbosa disse que este trabalho de reforma será concluído este trimestre e que o governo pretende encaminhar um Projeto de Lei ao Congresso sobre o tema. Segundo ele, será um projeto com foco nas comunicações de dados e mobilidade, e será feito com base na consulta pública do ministério das Comunicações. A importância dessa reforma, disse o ministro, é que o setor apresenta rápido crescimento e é vetor de desenvolvimento de outras indústrias. Barbosa já havia manifestado estas posições na posse do ministro André Figueiredo, no final de 2015, quando ainda estava no ministério do Planejamento. O ministério do Planejamento também havia participado de discussões durante o último Painel TELEBRASIL, em setembro de 2015, em que o tema foi colocado.

A reunião do Conselhão deu posse aos novos conselheiros. Entre os 92 nomes estão o de José Félix, presidente do grupo América Móvil, único representante do setor de telecomunicações. Sérgio Gallindo, presidente da associação Brasscom, do setor de TICs, também participa. O conselho deverá agora ter uma agenda de grupos de trabalhos específicos em que os temas serão desenvolvidos, antes de novas reuniões plenárias.

Notícias relacionadas

1 COMENTÁRIO

  1. Oque impulsionaria de fato a economia seria uma nova operadora do porte da Net. Uma concorrente que abriria o mercado e daria um enorme impulso no setor de prestação de serviços entre outros…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!