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QUALIDADE
Anatel começa a medir grau de satisfação dos usuários com serviços de telecom
sexta-feira, 27 de outubro de 2017 , 15h38 | POR REDAÇÃO, COM ASSESSORIA DE IMPRENSA

A Anatel iniciou a coleta de dados para a Pesquisa de Aferição da Satisfação e da Qualidade Percebida dos Usuários de Serviços de Telecomunicações de 2017. Serão entrevistados 140 mil consumidores até o final de novembro para medir o grau de satisfação com a prestação dos serviços de banda larga fixa, telefonia fixa e móvel e TV por Assinatura. As entrevistas estão sendo realizadas por telefone e os entrevistados são sorteados aleatoriamente.

A pesquisa vai avaliar os serviços prestados pela Claro, Oi, TIM, Vivo, Cabo Telecom, Porto Seguro, BrisaNet, Algar Telecom, Sercomtel, Nextel, Net, Sky e Nossa TV. O levantamento abrange todos os estados brasileiros. Os resultados da pesquisa que está sendo realizada este ano deverão ser divulgados em março de 2018. O levantamento vem sendo feito desde 2002.

Banda larga

A Anatel também promove e regula mecanismos para o consumidor de banda larga acompanhar a velocidade da sua conexão. É só acessar www.brasilbandalarga.com.br e usar a ferramenta de medição. Também é possível fazer a medição móvel, basta baixar o aplicativo "Brasil Banda Larga", disponível para Android e iOS. Outra forma de medir a qualidade da conexão é o usuário participar como voluntário do programa por meio do qual a Anatel, em conjunto com a Entidade Aferidora da Qualidade de Banda Larga (EAQ), realiza mensalmente medições da banda larga fixa por meio de dispositivos instalados nos domicílios.

O cadastro pode ser feito pela Internet e a participação no projeto possui três etapas: inscrição, realização do teste de velocidade e sorteio. A partir da medição, são acompanhados seis indicadores, entre eles velocidade instantânea e média, perda de pacotes e disponibilidade do serviço. As ferramentas medidoras não coletam qualquer informação pessoal e não interferem nem monitoram a navegação do usuário.

COMENTÁRIOS

1 Comentário

  1. Percival disse:

    Como que se a Anatel se preocupasse com os consumidores!!!
    As prestadoras deitam e rolam em cima dos clientes a anos, e Anatel nao esta nem ai!!!!!
    Isso é um meio de dizer que a Anatel vai tomar alguma atitude!!!
    é papo furado!!!!!

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