OUTROS DESTAQUES
Banda larga
WhatsApp cresce, mas tráfego na América Latina é dominado por Facebook e Google
segunda-feira, 27 de junho de 2016 , 16h50

O tráfego de dados em redes móveis na América Latina é hoje dominado pelo Facebook e Google, com 70% do total na região, contra 60% registrado no ano passado, segundo estudo da consultoria de redes de banda larga Sandvine divulgado na semana passada. O levantamento diz ainda que a participação do WhatsApp é de 7,4% de todos os dados trafegados na região, o que significa mais do que o triplo de dois anos antes. Na avaliação da empresa, isso teria sido reflexo da adição do recurso de chamadas por voz no aplicativo.

O estudo identifica ainda que mais de 60% de todo o tráfego na América Latina e na América do Norte são atualmente criptografados. A previsão, contudo, é de que "algumas redes passem dos 80% neste ano".

Redes fixas

A Sandvine também observou crescimento o serviço over-the-top (OTT) Netflix no mercado latino-americano de redes fixas. A empresa saltou de 6,6% do total no ano passado para 8,3% neste ano. Vale ressaltar, contudo, que a participação no tráfego cresceu mesmo após a empresa adotar ferramentas que melhoram a compressão de vídeo, consumindo menos dados no streaming, o que chegou a levar o serviço a consumir menos na América do Norte: de 37,1%, agora está em 35,2%.

Ainda no mercado norte-americano, a Amazon Video foi responsável por 4,3% do tráfego. A Sling TV ainda é menos do que 1% do total, apesar de aparecer entre as 20 maios aplicações nas redes dos Estados Unidos. Juntos, o streaming de áudio e vídeo agora são 71% do total trafegado nas redes fixas na região, percentual que deverá subir para 80% na estimativa da empresa.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O mercado de TV por assinatura mudou. Operadores, programadores e canais se adaptam a um novo tempo em que a não-linearidade, a distribuição multiplataforma e novas formas de engajamento e interação entre telespectadores e conteúdos passa a ser a regra. Neste evento, uma reflexão sobre o presente e o futuro da indústria no Brasil, seus principais desafios, os caminhos que estão surgindo, as principais inovações e as tendências globais mais relevantes. Um evento organizado com a expertise e a curadoria editorial das publicações TELA VIVA, PAY-TV e TELETIME. Mais informações pelo email eventos@teletime.com.br

30 de julho a 31 de julho
WTC Events Center – São Paulo, SP, SP, Brasil
EVENTOS

O mercado de TV por assinatura mudou. Operadores, programadores e canais se adaptam a um novo tempo em que a não-linearidade, a distribuição multiplataforma e novas formas de engajamento e interação entre telespectadores e conteúdos passa a ser a regra. Neste evento, uma reflexão sobre o presente e o futuro da indústria no Brasil, seus principais desafios, os caminhos que estão surgindo, as principais inovações e as tendências globais mais relevantes. Um evento organizado com a expertise e a curadoria editorial das publicações TELA VIVA, PAY-TV e TELETIME.

30 de julho a 31 de julho
WTC Events Center – São Paulo, SP, SP, Brasil
Top