Acordo para Alcântara chega ao Congresso

Foto: Divulgação

O Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) assinado entre Brasil e Estados Unidos para a exploração da base de Alcântara (MA) já está no Congresso Nacional. O documento foi encaminhado pelo Governo Federal na última sexta-feira, 24, e deverá ser analisado pelos parlamentares. Uma vez que o pacto obtenha votação favorável, passa a viabilizar a parceria.

O acordo, assinado em março passado durante visita oficial do presidente Jair Bolsonaro ao presidente norte-americano, Donald Trump, tem a função de estabelecer o comprometimento de proteção das tecnologias por parte dos dois países. O governo sustenta que é uma condição obrigatória para o uso do Centro Espacial de Alcântara (CEA) como base de lançamento de objetos espaciais.

Como o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes esteve no Congresso Nacional em audiências públicas para explicar as bases do acordo, o Presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Moura aposta em uma discussão positiva do texto no Parlamento brasileiro. "Com pontos esclarecidos, o Congresso acolherá o Acordo para Alcântara deslanchar", aposta.

Notícias relacionadas

Para Paulo Vasconcelos, diretor de Transporte Espacial e Licenciamento da AEB, "o Acordo de Salvaguardas é essencial para viabilizar a comercialização de atividades espaciais no Centro de Lançamento de Alcântara, uma vez que uma parcela muito grande de componentes utilizados pelo setor tem origem nos EUA". Para ele, o acordo "permite que qualquer interessado possa operar a partir de Alcântara, atendendo às regras de licenciamento e lançamento, tendo seus segredos industriais preservados".

Segundo o governo, o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas é norteado para fins pacíficos, no qual os Estados Unidos autorizam o Brasil a realizar lançamentos de foguetes e espaçonaves que utilizem tecnologia norte-americana. O MCTIC alega que o objetivo é o desenvolvimento econômico e social do País, trazendo oportunidades de avanços científicos e tecnológicos. Segundo expectativas da pasta, a exploração da base de Alcântara tem potencial para movimentar US$ 3,5 bilhões ao ano.

(Com informações da Assessoria de Imprensa do MCTIC)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!