OUTROS DESTAQUES
Telefonia móvel
CDMA terá 1 bilhão de usuários em 2010
quinta-feira, 27 de Maio de 2004 , 18h33 | POR REDAÇÃO

Em 2010 haverá 1 bilhão de usuários de celulares com tecnologia CDMA ao redor do mundo. Desse total, cerca de 70% será CDMA2000, afirmou Perry LaForge, diretor executivo do CDMA Development group (CDG). "A partir de 2006, o GSM começará a perder força e em 2011 o padrão CDMA já o terá ultrapassado", previu o executivo.
Segundo LaForge, os principais desafios para as operadoras CDMA na América Latina este ano é lançar serviços com redes 1xEV-DO e começar a se diferenciar o quanto antes dos concorrentes GSM com serviços mais avançados de dados.
Outro desafio é baratear os terminais. Ele calcula que as operadoras que seguirem o padrão CDMA2000 terão uma grande vantagem nesse sentido, em comparação com aquelas que trilharem o caminho do WCDMA. De acordo com LaForge, em 2007, os celulares CDMA2000 custarão em torno de US$ 44 – uma diferença pequena em relação aos US$ 35 dos terminais GPRS. Enquanto isso, os handsets WCDMA ainda estarão muito mais caros, porque precisam de mais componentes.

Roaming de dados

Uma grande discussão que deve tomar conta do mundo CDMA nos próximos anos é o roaming de dados. Atualmente existe apenas alguns acordos na Ásia, entre a China Unicom e a SK Telecom, da Coréia do Sul. Em breve esses acordos serão replicados para operadoras americanas. Na América Latina talvez demore um pouco, pois o mercado de dados ainda é incipiente.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor de telecomunicações, discutirá em 2018 os rumos da indústria depois do ciclo de sucesso completado com os 20 anos da privatização do sistema estatal de telecomunicações. A realidade da Internet das Coisas, a chegada da tecnologia de 5G, a necessidade um ambiente mais flexível e dinâmico para os investimentos essenciais a esta nossa etapa e um modelo preparado para o futuro são alguns dos desafios em debate, com presença dos presidentes das principais empresas prestadoras de serviços e provedoras de tecnologias, além de autoridades, reguladores e especialistas.
Em sua edição de número 62, o Painel TELEBRASIL 2018 ganha um dia a mais de debates, com mais espaço e oportunidades para a troca de informações, relacionamento e atualização, tanto para profissionais da indústria quanto para reguladores e formuladores de políticas, que têm acesso gratuito ao evento (mediante inscrição prévia). É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas neste novo ciclo.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
EVENTOS

Evento oficial da Associação Brasileira de Empresas de Telecomunicações, o Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor. É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
Top