Representantes das rádios comunitárias reivindicam volta de editais para outorgas

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Telecomunicações atribuiu a suspensão dos editais para autorizar rádios comunitárias ao excesso de processos em exame e ao deslocamento de funcionários para prioridades da pasta na área de radiodifusão, como a migração de emissoras AM para FM e a digitalização da TV aberta. Segundo o Coordenador de Análise Técnica de Radiodifusão Educativa e Consignações da União do MCTIC, Rodrigo Gebrim, essas tarefas têm prazos estipulados e para atendê-las foram criadas forças-tarefas.

A radiodifusão comunitária foi tema de audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado nesta quinta-feira, 27, que hoje somam 4.475 emissoras outorgadas. Durante os debates, o presidente da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço), Geremias dos Santos, disse que a publicação dos editais, previstos no Plano Nacional de Outorgas, instituído em 2011, ocorre desde junho do ano passado e que o novo governo ainda retirou do Congresso Nacional mais de 500 processos de autorização, alegando a necessidade de uma maior análise.

Gebrim disse que a Lei 13.424/2017, que anistiou emissoras de rádio e TV que perderam o prazo para solicitar a renovação das outorgas também beneficiou as rádios comunitárias, aumentando ainda mais o estoque de processos. E lembrou que uma portaria recente da Secretaria de Radiodifusão reduziu a burocracia para solicitação de outorga, reduzindo de 33 para sete o número de documentos exigidos e assegurou que outros procedimentos serão adotados para diminuir o prazo de análise dos processos para seis meses, hoje em torno de dois anos. "Nós não somos o inimigo", disse.

Notícias relacionadas

Santos, entretanto, apontou uma série de reivindicações antigas do setor que não são atendidas, como a possibilidade de as rádios comunitárias receberem verba da publicidade institucional do governo e o direito de formar rede de rádio, fora durante a transmissão da Voz do Brasil ou em caso de tragédias. Além disso, pede o aumento da potência de 25 watts para 250 watts, alegando que as emissoras comunitárias precisam se preparar para a digitalização, que não será possível com a potência atual.

À Anatel, o presidente da Abraço pediu que fosse disponibilizada outra frequência, nos locais onde há interferência comprovada, como já autoriza norma do MCTIC, e a anistia de multas já aplicadas com base na legislação anterior. Segundo o representante da agência, Marcus Paolucci, a fiscalização hoje considera muitas faltas como irregularidades e não mais como ilegalidades, reduzindo a carga das multas contra as rádios comunitárias, mas que a anistia de sanções depende de lei. Falou também que a questão de espectro não pode ser atendida sem uma análise profunda e que a Anatel apenas cumpre políticas públicas.

Paolucci disse que a agência já realizou mais de 8,5 mil ações de fiscalizações em rádios comunitárias, não só em relação a questões técnicas como também de conteúdo (proselitismo político e veiculação da Voz do Brasil, por exemplo). Mas admite que as ações são provocadas principalmente por denúncias.

O senador Hélio José (PMDB-DF), autor do requerimento que resultou na audiência, disse que vai trabalhar para garantir a sobrevivência das rádios comunitárias.

 

1 COMENTÁRIO

  1. Parece que só a Abraço e mais um ou dois se interessa em lutar pela causa. O que esta acontecendo povo, Lutem pelas comunidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!