OUTROS DESTAQUES
TV por assinatura
Simba pede ao Cade mais tempo para detalhar modelo de negócio
terça-feira, 27 de Março de 2018 , 23h22

A Simba Content, joint-venture que congrega as emissoras de TV Record, SBT e Rede TV!, pediu ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) mais prazo para poder apresentar seu plano de negócios detalhado para o desenvolvimento e implementação de novos conteúdos. O prazo original venceu no último dia 13 e a Simba solicitou mais seis meses. Mas, no entender da Procuradoria Federal Especializada do Cade, este prazo deve ser prorrogado em apenas um mês, para o dia 13 de abril. Segundo parecer da procuradoria do Cade publicado nesta terça, dia 27, "não se percebe que as alegações trazidas pelas compromissárias (Simba) possam impedir de se proceder à formulação de metas de investimento, prazos e alocação de recursos, pois em um contexto de planejamento empresarial – que se acredita que tenham as compromissárias realizado até mesmo quando decidiram pela constituição da 'joint venture', a fim de verificar a viabilidade do empreendimento – há o objetivo de estabelecer metas que se desejam alcançar e não de determinar exatamente o que se irá executar", diz o parecer. O texto afirma ainda que "os dados que as compromissárias já possuem do mercado, pois são agentes econômicos que já atuam no seguimento de programação de televisão, e mais as informações que devem ser fornecidas pelas operadoras de televisão por assinatura, permitem estabelecer as metas previstas no ACC e com base nessas propor o desenvolvimento e implementação dos novos conteúdos conjuntos".

Como se recorda, a Simba Content foi uma joint-venture criada sob determinadas condições impostas pelo Cade. Entre estas condições estavam a obrigação de reverter parte de suas receitas na criação de novos conteúdos de TV paga, a apresentação de um plano de negócios de investimentos e as condições dos contratos celebrados, entre outras obrigações. A Simba alega que só veio a celebrar contratos com as operadoras de TV paga a partir de setembro de 2017, o que limitou seu planejamento. Segundo a empresa alegou ao Cade, conforme se apreende do parecer da procuradoria, não houve receita nenhuma à Simba Content em 2017.

Segundo transcrição do pedido da joint-venture ao Cade, "o tempo para que se fizesse uma estimativa de receita minimamente próxima da realidade para fins de refinamento do Plano de Negócio tornou-se extremamente exíguo". Por esta mesma razão a Simba também pediu mais prazo para apresentar seus resultados de faturamento, o que também deve ser indeferido, na recomendação da procuradoria.

A Simba Content ainda parece demonstrar preocupação com a possibilidade de mudanças no cronograma de desligamento da TV analógica, o que poderia afetar seus planos de negócio.

Entre os compromissos assumidos pela Simba junto ao Cade, o que parece estar cumprido, no entendimento da procuradoria, é a entrega do primeiro contrato celebrado com uma operação de TV paga. No caso, com a Net/Claro, cujo contrato foi entregue em 29 de setembro de 2017.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor de telecomunicações, discutirá em 2018 os rumos da indústria depois do ciclo de sucesso completado com os 20 anos da privatização do sistema estatal de telecomunicações. A realidade da Internet das Coisas, a chegada da tecnologia de 5G, a necessidade um ambiente mais flexível e dinâmico para os investimentos essenciais a esta nossa etapa e um modelo preparado para o futuro são alguns dos desafios em debate, com presença dos presidentes das principais empresas prestadoras de serviços e provedoras de tecnologias, além de autoridades, reguladores e especialistas.
Em sua edição de número 62, o Painel TELEBRASIL 2018 ganha um dia a mais de debates, com mais espaço e oportunidades para a troca de informações, relacionamento e atualização, tanto para profissionais da indústria quanto para reguladores e formuladores de políticas, que têm acesso gratuito ao evento (mediante inscrição prévia). É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas neste novo ciclo.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
EVENTOS

Evento oficial da Associação Brasileira de Empresas de Telecomunicações, o Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor. É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
Top