Microsoft e RIM travam duelo por smartphones

As palestras de abertura do primeiro dia da CTIA Wireless, em Orlando, foram marcadas pela disputa entre a Research in Motion (RIM) e a Microsoft pelo mercado de smartphones, que cresce ano a ano mundialmente. Embora nenhuma das duas empresas tenha citado a outra diretamente, a briga ficou nas entrelinhas. Primeiro, o COO da RIM, Mike Lazaridis, subiu ao palco e apresentou uma infinidade de aplicações corporativas criadas por diversos desenvolvedores para rodar em smartphones BlackBerry, produzidos pela companhia. O executivo lembrou que todos esses aplicativos surgiram sobre a plataforma de push email criada pela RIM. Sua apresentação parecia uma provocação à palestra da Microsoft que viria em seguida.
A RIM é hoje a líder no mercado de wireless PDAs e push email no mundo. Nesse mercado, a Microsoft é uma nova entrante. A empresa de Bill Gates não produz os smartphones em si: prefere se concentrar no sistema operacional para esses aparelhos, o Windows Mobile, cuja sexta versão foi recentemente lançada. Nessa briga, a Microsoft adotou uma posição a favor de uma plataforma aberta, que facilite o desenvolvimento de aplicações por quaisquer companhias — discurso bem diferente do adotado por Bill Gates no passado a respeito do Windows para PCs.
Em sua palestra na CTIA Wireless, o vice-presidente sênior da Microsoft, Peter Knook, bateu forte nessa tecla e lembrou que o Windows Mobile está à disposição de qualquer fabricante. Recentemente, LG e Toshiba aderiram à lista de fabricantes de smartphones que utilizam Windows Mobile. Outros exemplos são Motorola, Samsung e HTC.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!