Vivo segmenta serviços de LBS e estuda modelo por assinatura

A Vivo ampliou os serviços de localização (ou LBS, Location Based Services) para ganhar mercado e estuda a cobrança apenas da assinatura, isentando o usuário de pagar pelo tráfego. A empresa segmentou os serviços em Vivo Localiza Família, Vivo Localiza Amigos e Vivo Co-piloto que terão neste ano campanhas mais intensas de divulgação. O Vivo Família, por exemplo, que permite a localização dos filhos pelos pais, uma espécie de ?cerca eletrônica?, ganhará uma campanha especial no Dia das Mães.
?Os serviços ainda são pouco representativos no faturamento da Vivo, por isso a estratégia é oferecer taxas mensais atraentes, sofisticar as aplicações e opções de aparelhos celulares para ganhar mercado a partir deste ano?, diz Cristiano Zaroni, gerente de oferta profissional da Vivo. A taxa mensal do Vivo Família é de R$ 20, para a localização de até cinco filhos e funciona em 500 cidades; o Vivo Co-piloto, um sistema navegador que aponta rotas de 25 cidades, tem mensalidade de R$ 10. O último serviço é o Vivo Localiza Amigos, que permite que clientes Vivo sejam localizados por outros usuários em um mapa da região na tela do celular. A localização só é realizada por usuários cadastrados no sistema com autorização prévia e é voltado para comunidades.
O aplicativos de localização foram desenvolvidos em Brew pela empresa norte-americana WaveMarket para a rede CDMA mas a Vivo estuda sua oferta também para GSM. Funciona por meio da triangulação das estações radiobase que se comunicam com celulares de média gama com GPS-1 garantindo uma precisão entre 10 a 30 metros em lugares abertos e de 50 a 300 metros nos fechados. Para crescer em 2007 a meta da Vivo é popularizar o Localiza Amigos em comunidades, ampliar as funcionalidades do Vivo Co-piloto para mais cidades e terminais, e desenvolver serviços customizados do Vivo Localiza Família.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!