Jarbas Valente toma posse no conselho diretor com tom conciliador

Em uma cerimônia bastante concorrida, Jarbas Valente tomou posse nessa quarta-feira, 27, no Conselho Diretor da Anatel. Pertencente aos quadros da agência desde a sua criação, Valente foi muito elogiado pelas autoridades presentes, especialmente pelo perfil técnico que levará ao comando do órgão regulador, e chegou a se emocionar ao tomar a palavra pela primeira vez como conselheiro efetivo da Anatel. Em seu discurso de posse, Valente destacou cinco metas para o seu mandato, sendo a primeira, o investimento em iniciativas que fomentem a massificação da banda larga.
Os outros objetivos almejados por Valente são a criação de uma prática na Anatel de incentivo à indústria nacional de equipamentos de telecomunicações e a melhora na qualidade percebida pelos usuários dos serviços. Além disso, o novo conselheiro defendeu o investimento no quadro funcional da Anatel, com uma reestruturação da agência, e a ampliação da velocidade no processo decisório do órgão regulador.
Com relação a este último ponto, Jarbas Valente prometeu contribuir para a melhoria dos debates no Conselho Diretor. A visão de Valente é que o conselho precisa se dedicar mais à criação de consensos sobre as decisões e que o caminho para isso é o diálogo. "A experiência que eu tive nas vezes em que fui substituto no conselho da Anatel, no meu trabalho no ministério, na Telebrás, é que tudo que desenvolvemos em órgãos públicos não tem dono. Todos são donos", afirmou o conselheiro. "Os conselheiros precisam ver que somos iguais, humildemente iguais."

Notícias relacionadas
Para Valente, é importante que os assuntos sejam discutidos até exaurir as possibilidades. No fim, as decisões da agência são colegiadas. "A Anatel precisa perceber que, ao contrário de outras autarquias onde há diretores para áreas específicas, aqui há um conselho, há um colegiado. Então as decisões são colegiadas." Outra estratégia defendida pelo conselheiro é o estabelecimento de "paradigmas claros" para as deliberações. "Esses paradigmas são importantes. É preciso saber aonde queremos chegar com as decisões", declarou.
Elogios
O trabalho de Jarbas Valente há frente da Superintendência de Serviços Privados (SPV) da Anatel nos últimos nove anos – sendo que, antes, o engenheiro comandou a Superintendência de Serviços de Comunicação de Massa (SCM) – foi lembrado e elogiado nos discursos que antecederam a formalização da posse. "Sua folha de serviços é brilhante", destacou o presidente da Anatel, embaixador Ronaldo Sardenberg. "Não poderia ser mais oportuna a nomeação desse competente técnico cuja história se confunde com a da própria Anatel", afirmou o ministro das Comunicações, Hélio Costa. "Creio tratar-se da pessoa certa, no momento certo, para nos ajudar a construir caminhos que levem o país ao desenvolvimento tecnológico de que almejamos e precisamos".
Apoio
A certa altura, o ministro abandonou o discurso preparado com antecedência e fez uma análise pessoal da trajetória de Valente, lembrando a disposição do novo conselheiro em apoiá-lo quando assumiu a pasta das comunicações. Costa contou que Jarbas Valente sempre se mostrou disponível a explicar as questões em debate no setor e, em mais de uma vez, informou o ministro sobre os temas em debate na Anatel, postura que, segundo Hélio Costa, ajudou a estreitar os laços entre agência e ministério.
O ministro também elogiou a composição atual da Anatel, considerada a mais diversificada desde a criação da agência. Para isso, sublinhou os currículos dos demais conselheiros, concluindo que hoje a Anatel dispõe de uma visão diplomática (Sardenberg), jurídica (Antônio Bedran), política (Emília Ribeiro) e empresarial (João Rezende). "Com certeza, estávamos precisando de um técnico para completar o conselho", concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!