Governo extingue a Alcântara Cyclone Space

O Governo Federal publicou a Medida  Provisória (MP) 858, no Diário Oficial da União, em que extingue a empresa binacional Alcântara Cyclone Space (ACS). De acordo com a determinação, os bens, os direitos e as obrigações da empresa extinta no território brasileiro serão inventariados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). A MP também estabelece que  conclusão do processo de inventariança ocorrerá até 29 de março de 2019.

A Medida Provisória é mais um passo no processo de rompimento do tratado com a Ucrânia, celebrado em 2003,  sobre Cooperação de Longo Prazo na Utilização do Veículo de Lançamentos Cyclone-4 no Centro de Lançamento de Alcântara (MA). Em março,  governo criou três Grupos Técnicos (GT) para dar seqüência ao Programa Especial Brasileiro e formalizar o rompimento do Tratado.

Na época do contrato, a empresa ACS foi constituída para viabilizar o lançamento de foguetes pelos dois países. No entanto, não houve avanço neste sentido e nenhum foguete foi lançado. Segundo estimativas, os dois governos teriam gasto, juntos, cerca de R$ 1 bilhão.

Notícias relacionadas

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!