Reginaldo dos Santos, reitor do ITA, deve ser novo diretor-geral da Alcântara Cyclone Space

O brigadeiro Reginaldo dos Santos foi indicado pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação para ocupar o cargo de diretor-geral da Alcântara Cyclone Space (ACS). A nomeação ainda não aconteceu oficialmente, mas fontes da ACS informam que o brigadeiro Santos viajará para a Ucrânia no dia 8 de outubro em comitiva da Câmara dos Deputados para conhecer o lado ucraniano do projeto. Reginaldo do Santos é atualmente reitor do ITA e seu mandato à frente da instituição termina no dia 30 de setembro. A expectativa dentro da ACS é que ele viaje à Ucrânia já como diretor geral da ACS.

Notícias relacionadas
O nome do brigadeiro foi indicado pelo presidente da Agência Aérea Brasileira (AEB), Marco Antônio Raupp, a quem coube a incumbência de encontrar um novo diretor-geral para a binacional, que ficou seis meses sendo comandada por um diretor interino após a saída de Roberto Amaral, vice-presidente do PSB, em março.

Amaral, quando ministro da Ciência e Tecnologia do governo Lula, assinou o tratado de cooperação com os ucranianos em 2003. Em 2006, quando a companhia foi efetivamente criada, ele assumiu a diretoria-geral, saindo quase quatro anos depois.

Perfil técnico

A chegada de um homem com perfil técnico para o comando da empresa é bem vista pelos funcionários da ACS. Reginaldo dos Santos é engenheiro eletrônico, formado pelo ITA (1970), tendo recebido menção honrosa "summa cum laude" (láurea máxima concedida pelo Instituto). Também é mestre em engenharia (1974) e doutor em ótica aplicada (1977), ambos pela Purdue University (EUA).

O brigadeiro foi ainda diretor do Centro Técnico Aeroespacial (CTA) de 1995 a 1999, onde anteriormente atuou como chefe da Divisão de Estudos Avançados do Instituto de Atividades Espaciais (IAE/EAV)  de 1981 a 1982 e diretor do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) de 1982 a 1991. No período de agosto de 2003 a agosto de 2005, atuou como Conselheiro Militar do Brasil junto às Nações Unidas, em Nova York, EUA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!