Mesmo com queda de receitas, TIM aposta que dados devem puxar melhora de resultados

A TIM tem feito um forte esforço de ampliar as receitas de dados e serviços adicionais como forma de compensar as receitas com voz e longa distância, e os resultados parecem estar aparecendo, segundo dados trazidos pela empresa na divulgação dos resultados do segundo trimestre, ainda que ainda esteja havendo uma queda nas receitas em geral. A empresa diz que 79% de sua base de clientes controle é hoje usuária de dados (contra 68% há um ano), 59% da base pós-paga tem plano de dados (era 54% há um ano) e mesmo no segmento pré-pago 43% dos clientes utilizam dados (eram 36% há um ano). Com isso a receita média por usuário para dados está em R$ 7,7, contra R$ 6 há um ano.

Uma novidade que a TIM trouxe para intensificar esse movimento é incentivar o usuário pré-pago a gastar quando a franquia termina. A operadora está permitindo a utilização para além da franquia por uma pequena taxa, com velocidade reduzida. Mas é preciso que o usuário faça essa opção, que aparece no smartphone assim que a franquia é atingida. Nos primeiros meses, essa estratégia será sem custo para o cliente. Mas a partir de agosto o custo será de R$ 0,29 por dia. O cliente tem também a opção de contratar um pacote adicional de dados com a mesma velocidade. "É uma novidade que estamos trazendo ao mercado brasileiro, mas é o que se faz nos EUA. (A ideia é) não deixar o cliente móvel sem a possibilidade de navegação. Podemos oferecer a ele um pacote adicional ou oferecer a velocidade reduzida, mas por um preço reduzido", explica Stefano de Angelis, CEO da operadora. Segundo a empresa, ainda é cedo para dizer qual será a tendência do mercado, se ficar na oferta com velocidade reduzida ou se migrar para um pacote adicional ou mais caro. Mas a empresa já vê nos estágios iniciais dessa nova estratégia que muitos clientes estão escolhendo não a velocidade reduzida, mas o aumento de pacote.

Além dessa mudança, a operadora aumentou o valor das recargas para R$ 10, mas incluiu um pacote maior de dados para o cliente pré-pago. Esse novo portfólio de pacotes, introduzidos no final do ano passado, já representa 15% da base de clientes da TIM.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!