OUTROS DESTAQUES
Infraestrutura
Falta de combustível acende sinal de alerta para operadoras
sábado, 26 de maio de 2018 , 17h20

(Atualizada às 19:30) Operadoras de telecomunicações estão em alerta por conta da falta de combustível. O problema ainda não afetou nenhuma atividade crítica, mas há receio de que faltem funcionários para as atividades mais vitais de controle e manutenção de infraestruturas críticas caso a falta de combustíveis se mantenha. Consultadas por este noticiário, as operadoras não reportaram problemas mais graves até aqui, mas estão atentas e mantendo a Anatel informada. Já há problemas com equipes de instalação, contudo. Segundo Eduardo Levy, presidente executivo do SindiTelebrasil, "as operadoras já suspenderam as novas instalações e a manutenção está mantida apenas onde é essencial".

O que as operadoras querem é que a agência assegure, junto ao gabinete de crise mantido pelo governo por conta da greve dos caminhoneiros, que o fornecimento de diesel seja priorizado para as atividades críticas das redes de telecomunicações, como a manutenção dos geradores e fornecimento de energia das centrais onde estão localizados os backbones e datacenters vitais ao funcionamento do sistema e atendimentos emergenciais a hospitais e órgãos públicos. 

O Sinditelebrasil alertou as autoridades para o fato de que "devido à interrupção no abastecimento de combustível e bloqueio de rodovias, algumas atividades das empresas podem ficar comprometidas, como manutenção de rede, reparo e funcionamento dos geradores das estações de telecomunicações, que são acionados em caso de falta de energia". Segundo o sindicato das operadoras, "até o momento não foi registrada nenhuma ocorrência mas, devido ao baixo volume de estoque de combustível da frota de veículos que transportam as equipes, poderá haver risco de contingenciamento dessas atividades".

A Anatel ainda não se pronunciou oficialmente mas sabe-se que a agência está em contato com o Gabinete de Segurança Institucional e acompanhando a situação em cada Estado.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS
Não Eventos
EVENTOS
Não Eventos
Top