OUTROS DESTAQUES
Conflito entre sócios
Câmara vai debater volta da Telecom Italia à BrT
quarta-feira, 26 de Maio de 2004 , 17h03 | POR REDAÇÃO

As comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática e de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados aprovaram nesta quarta, dia 26, dois requerimentos de audiência pública para debater o processo de volta da Telecom Itália ao controle da Brasil Telecom. O processo atualmente tramita no Cade. Na CCTCI, o requerimento foi apresentado pelo deputado José Carlos Araújo (PFL/BA) e será apensado a outro requerimento, já aprovado na comissão, que foi apresentado pelo deputado Walter Pinheiro (PT/BA). Na sessão de hoje o requerimento foi aprovado por unanimidade, o que não aconteceu em sua origem: quando Pinheiro o apresentou, a aprovação se deu por diferença de apenas um voto. Além dos envolvidos diretos no processo (Telecom Itália, Brasil Telecom e Cade) o deputado Walter Pinheiro solicitou que sejam convidados também representantes do Citibank para explicarem sua participação na Brasil Telecom. Como revelou esse noticiário, a BrT tem o Citi como um acionista com forte presença e poder de decisão, por veículos de fachada e sem que esta participação esteja formalmente explicada à Anatel, CVM ou autoridades dos EUA, onde as ações da operadora são negociadas.
Na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, o requerimento foi apresentado pelos deputados José Carlos Araújo e André Luiz (PMDB/RJ) e aprovação também foi unânime. A data das audiências ainda não foi marcada.
Provavelmente a audiência no Congresso fará com que a tramitação no Cade atrase. Inicialmente, a decisão estava prevista para ser proferida na semana do dia 7 de junho.

Cartel

Outro requerimento aprovado nesta quarta pela Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara trata de pedido de audiência pública com a participação da Secretaria de Direito Econômico para debater a investigação sobre formação de cartel pelas concessionárias locais. O requerimento foi apresentado pelo deputado Bernardo Ariston (PMDB/RJ). A data da audiência ainda será definida. Um requerimento semelhante foi apresentado na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, mas não houve deliberação sobre ele.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor de telecomunicações, discutirá em 2018 os rumos da indústria depois do ciclo de sucesso completado com os 20 anos da privatização do sistema estatal de telecomunicações. A realidade da Internet das Coisas, a chegada da tecnologia de 5G, a necessidade um ambiente mais flexível e dinâmico para os investimentos essenciais a esta nossa etapa e um modelo preparado para o futuro são alguns dos desafios em debate, com presença dos presidentes das principais empresas prestadoras de serviços e provedoras de tecnologias, além de autoridades, reguladores e especialistas.
Em sua edição de número 62, o Painel TELEBRASIL 2018 ganha um dia a mais de debates, com mais espaço e oportunidades para a troca de informações, relacionamento e atualização, tanto para profissionais da indústria quanto para reguladores e formuladores de políticas, que têm acesso gratuito ao evento (mediante inscrição prévia). É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas neste novo ciclo.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
EVENTOS

Evento oficial da Associação Brasileira de Empresas de Telecomunicações, o Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor. É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
Top