OUTROS DESTAQUES
Serviços móveis
25 operadoras estão comprometidas a lançar 5G em dois anos
quinta-feira, 26 de abril de 2018 , 00h02

(Matéria originalmente publicada pelo Mobile Time) Um total de 25 operadoras já anunciaram lançamento comercial de redes 5G nos próximos dois anos no mundo, de acordo com levantamento da Ovum. São 10 na Ásia; sete na Europa; quatro na América do Norte; e quatro no Oriente Médio.

As motivações variam em cada região, destaca Ari Lopes, analista principal da Ovum. Nos EUA, por exemplo, há uma pressão competitiva entre as teles impulsionando a corrida para o 5G. Na China, esse avanço tecnológico é tratado como uma política de estado, mas neste caso com foco em aplicações corporativas, especialmente Internet das Coisas. E em alguns outros países a realização de eventos esportivos mundiais estimula a instalação pioneira de redes 5G. São os casos da Coreia do Sul com as Olimpíadas de Inverno; da Austrália, com os jogos do CommonWealth; e do Qatar, com sua Copa do Mundo em 2022.

A expectativa da Ovum é de que em 2021 haverá 111 milhões de assinantes 5G no mundo, sendo 50 milhões na Ásia e Oceania; 35 milhões na América do Norte; 20 milhões na Europa; 4,3 milhões na América Latina; e cerca de 2 milhões no resto do mundo.

Lopes acredita que, inicialmente, o 5G servirá para banda larga móvel, melhorando a experiência do usuário nesse serviço. Aplicações de Internet das Coisas devem demorar um pouco mais, pois nem sequer estão previstas no release atual da tecnologia.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS
Não Eventos
EVENTOS
Não Eventos
Top