OUTROS DESTAQUES
FOA 2018 - Segurança
Exército começa a estudar IoT para gestão operacional
segunda-feira, 26 de Março de 2018 , 22h26 | POR HENRIQUE MEDEIROS, DO MOBILE TIME

O Exército Brasileiro está desenvolvendo estudos para aplicações de Internet das Coisas nas Forças Armadas, a IoT da Defesa. De acordo com o general Santos Guerra, assessor do DCT para o Sistema de Defesa, Indústria e Academia, no Comando Militar do Sudeste do Exército Brasileiro, a solução pretende resolver problemas habituais nos quartéis, como gestão de maquinário, pessoal, frotas e mesmo gastos.

"Estamos desenhando essa IoT para a Defesa. Por exemplo: nós temos 600 quartéis no Brasil, e comandante também paga conta de água; ele só descobre que a conta veio alta quando recebe o boleto. Podemos controlar e prever esse gasto com IoT", exemplifica o general.

"Além disso, estudamos fazer uma cerca eletrônica para viaturas. Ela vai enviar um SMS para o quartel caso o veículo esteja fora da cerca depois de um horário proposto. Também posso usar RFID para contabilizar armas e munição, assim como utilizar imagens para fazer a segurança nos quartéis", completa.

Falando durante o 1º Fórum de Operadoras Alternativas nesta segunda-feira, 26, o militar disse que está "conceituando" a IoT da Defesa e deve preparar "um piloto" da tecnologia com um patrocínio externo, e, posteriormente, pretende fazer um teste maior, uma vez que conseguir verba.

A IoT da Defesa está em desenvolvimento na sede do Comando Militar do Sudeste, em São Paulo, e conta com o apoio do Centro de Pesquisas Renato Archer, revelou Santos Guerra.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor de telecomunicações, discutirá em 2018 os rumos da indústria depois do ciclo de sucesso completado com os 20 anos da privatização do sistema estatal de telecomunicações. A realidade da Internet das Coisas, a chegada da tecnologia de 5G, a necessidade um ambiente mais flexível e dinâmico para os investimentos essenciais a esta nossa etapa e um modelo preparado para o futuro são alguns dos desafios em debate, com presença dos presidentes das principais empresas prestadoras de serviços e provedoras de tecnologias, além de autoridades, reguladores e especialistas.
Em sua edição de número 62, o Painel TELEBRASIL 2018 ganha um dia a mais de debates, com mais espaço e oportunidades para a troca de informações, relacionamento e atualização, tanto para profissionais da indústria quanto para reguladores e formuladores de políticas, que têm acesso gratuito ao evento (mediante inscrição prévia). É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas neste novo ciclo.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
EVENTOS

Evento oficial da Associação Brasileira de Empresas de Telecomunicações, o Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor. É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
Top