Desde dezembro do ano passado, a Oi incluiu em seus contratos de ofertas de serviço a possibilidade de o usuário autorizar o recebimento de mensagens de propaganda em seus celulares, o chamado ?opt-in?. E no começo de março incluiu também em seu portal WAP um link para que o usuário se cadastre na base de opt-in e forneça informações como idade, sexo e áreas de interesse para ajudar na criação de campanhas de mobile advertising. Resultado: em menos de seis meses a base de opt-in da operadora já alcançou a marca de 5 milhões de pessoas cadastradas, informou Rodolfo Derenne, consultor de novos negócios da Oi. ?O mobile advertising significa dinheiro novo. Nele não brigamos pelos R$ 20 do Arpu do usuário?, afirma o executivo.
A primeira campanha usando a base de opt-in da Oi foi lançada há duas semanas: era a promoção de um novo carro da Renault, o Sandero. Foram enviadas 100 mil mensagens de texto (SMS) para usuários do Rio com idades entre 18 e 30 anos. O texto convidava o consumidor a ir a uma loja da Renault para participar de um concurso cujo prêmio é um carro.
A Oi dá ao usuário a possibilidade de opt-out a qualquer momento. Mas para tentar manter essa extensa base, a operadora planeja enviar conteúdos gratuitos de acordo com os interesses individuais de cada cliente.
Mobile advertising