TIM anuncia fornecedores para solução desenvolvida no Telecom Infra Project

A TIM anunciou o nome de seis empresas selecionadas para desenvolver soluções baseadas no Odyssey-DCSG, ou o sistema desagregado de roteamento de redes móveis desenvolvido no âmbito do Telecom Infra Project (TIP). Alpha Networks, Delta Networks, Edgecore Networks (as três para a plataforma hardware), Adva, IP Infusion e Volta Networks (para a parte de software) foram os fornecedores escolhidos após a realização de um pedido de informações (RFI, na sigla em inglês).

Fundado pelo Facebook, o TIP é um consórcio que reúne operadoras em torno do desenvolvimento de novas soluções para redes móveis. Três delas se uniram com a TIM no subgrupo DCSG (Disaggregated Cell Site Gateways), responsável pela criação de um dispositivo desagregado para infraestrutura móvel. Localizado dentro do TIM Lab, na sede carioca da empresa, o espaço TIP Community Lab recebeu parte dos esforços de desenvolvimento.

Uma vez escolhidos os fornecedores, a TIM continuará a trabalhar com os finalistas para garantir soluções de produção viáveis nos próximos meses. Na próxima etapa, serão realizados testes em laboratório com os selecionados para determinar novas possibilidades de implantação, operação e gerenciamento, com o objetivo de promover uma adoção mais ampla do Odyssey-DCSG.

Notícias relacionadas

"Tivemos um retorno bastante positivo do RFI e ficamos impressionados com a capacidade de engenharia dos fornecedores selecionados", comentou o diretor de inovação e tecnologia da TIM Brasil, Silmar Palmeira. De acordo com a empresa, os critérios utilizadas para a escolha dos parceiros foram a abertura para trabalhar em um ambiente de rede desagregado ou "separado"; o uso de arquiteturas de plataforma baseadas em componentes prontos e já disponíveis no mercado (COTS, na sigla em inglês); a capacidade de suportar software de terceiros e a conformidade de software com os recursos de roteamento necessários para o backhaul de tráfego móvel, entre outros fatores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!