Novo padrão estará em 90% das redes Wi-Fi corporativas até 2023, afirma Huawei

Formalizado como padrão mais recente da tecnologia Wi-Fi em outubro passado, o Wi-Fi 6 deve estar presente na construção de mais de 90% das redes corporativas em 2023. A estimativa é de relatório técnico elaborado pela Huawei e divulgado durante o MWC19, que ocorre em Barcelona.

Segundo a fornecedora de infraestrutura, 2019 deve ser um ano fundamental para a consolidação do novo padrão. Um dos fatores é o Wi-Fi 6 Certified: a certificação para equipamentos começará a ser entregue pela Wi-Fi Alliance a partir do terceiro trimestre deste ano. Conforme a Huawei, ao fim de 2019 cerca de um décimo das redes corporativas já devem utilizar o padrão mais recente da tecnologia.

Presidente do Campus Network Domain (a linha de produtos de comunicação de dados da Huawei), Steven Zhao observou que embora o Wi-Fi tenha se tornado parte importante da transformação digital das empresas, as redes atuais ainda enfrentam "desafios como pouca experiência, operação e manutenção complexas e baixa segurança". Para a empresa, caberá ao Wi-Fi 6 atender futuras exigências em latência, qualidade de conexão, eficiência da transmissão e controle de consumo de energia do terminal.

Notícias relacionadas

Segundo estimativas do VNI Mobile da Cisco divulgadas na semana passada, cerca de 71% do tráfego 5G em 2022 deve ser suportado por redes Wi-Fi. Vital para o desenvolvimento da conectividade de quinta geração, o padrão mais recente da tecnologia tem motivado esforços na indústria: exemplo é a Qualcomm, que aproveitou o MWC 2019 para lançar um chip em Wi-Fi 6 voltado para carros conectados.

5G

O MWC 2019 também foi palco de experiências com 5G realizadas pela Huawei: a Vodafone, por exemplo, implantou sites com espectro 5G comercial e construiu uma rede de alto desempenho com os produtos e soluções E2E da fornecedora. Utilizando essa rede, vários serviços de eMBB (Banda Larga Móvel) foram fornecidos usando smartphones comerciais e terminais CPEs (Customer Premises Equipment) 5G da Huawei. As redes foram implantadas no centro da cidade de Barcelona e, com base no espectro de C-Band 80 MHz, alcançaram taxa de pico de downlink de 1,7 Gbps no cenário ao vivo, enquanto a taxa de transferência geográfica média de downlink foi de cerca de 800 Mbps. Uma demonstração de vídeo 4K em um smartphone dobrável 5G da Huawei utilizando as redes de quinta geração também foi colocada em prática durante o evento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!