Comissão adia votação de proposta que estabelece ICMS em 10% para a banda larga

Em função de um pedido de vista coletivo, foi adiada para a próxima semana na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) a votação do Projeto de Resolução do Senado 15/2014, da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), que estabelece um teto de 10% para a alíquota de ICMS da banda larga fixa.

Notícias relacionadas
Pela proposta, a alíquota de 10% seria aplicada para os serviços com velocidade igual ou superior a 5 Mbps que custem até R$ 40 e para os serviços com mais de 10 Mbps, independentemente do seu preço.

A senadora projeta que a adoção da alíquota máxima reduziria o preço dos serviços de banda larga em R$ 10, em média, o que poderia aumentar o acesso em até 2 milhões de assinaturas, representando uma adição 9,5% por cento em relação aos patamares atuais.

Segundo os estudos que embasaram a proposta, o impacto fiscal se limitaria a 0,46% da arrecadação anual do ICMS, o que equivale a 0,24% das receitas totais. É esperado, contudo, que a redução do ICMS gere um aumento no número de acessos, o que no médio prazo faria a arrecadação do ICMS aumentar 1,4%.

Ao justificar o pedido de vista, o senador Cyro Miranda (PSDB-GO) afirmou que o projeto produzirá impacto nas finanças dos Estados e, por isso, precisará de uma discussão mais aprofundada. O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) advertiu que a proposta trata de um imposto de competência dos Estados, "que já estão com as finanças abaladas".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!