Nec faz 35 anos reestruturada e com nova estratégia de mercado

A Nec completa 35 anos de Brasil nesta quarta, dia 26, com um total de 370 funcionários, contra os 3 mil que já teve até o ano 2000, e a expectativa de obter este ano um faturamento líquido R$ 250 milhões, ou menos da metade que os R$ 600 milhões alcançados no ano passado. A empresa, contudo, garante que está ingressando em uma etapa de crescimento sustentável, calcada em nova estratégia de mercado, praticamente abandonando de sua tradicional atuação como fornecedor de equipamentos para concentrar-se na integração de soluções. Seus principais alvos nesta nova fase são os segmentos corporativo, governamental e de operadoras de telecomunicações.
De acordo com o presidente da Nec do Brasil, Paulo Castelo Branco, a companhia deve apresentar este semestre resultado positivo. Após implementar uma drástica redução de estrutura e pessoal, que incluiu a terceirização de sua fábrica de equipamentos em 2000, a empresa, segundo ele, apresenta um desempenho mais sólido, apesar do decréscimo no faturamento líquido em relação ao exercício anterior. A participação dos novos negócios, envolvendo soluções de TI e manutenção de redes, subiu de 20% para 65% do ano passado para 2003, observa ele.
O fornecimento de equipamentos vem caindo desde o fim do cumprimento das metas de universalização das concessionárias de telefonia fixa. Em 2002, a Nec Corporation absorveu o equivalente a R$ 140 milhões em equipamentos em estoque da Nec do Brasil, que sobraram após o fim da expansão das teles, e os redistribuiu para outros países, conta Castelo Branco.

Notícias relacionadas
Para a área governamental, a Nec tem grande expectativa de fornecer soluções principalmente para os projetos de inclusão digital, envolvendo ou não recursos do Fust. A empresa, neste segmento, pretende trabalhar em parceria com a Nec Argentina, que já desenvolveu importantes projetos nesta linha, como a plataforma de governo eletrônico na província de San Luis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!